Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O enfermeiro Manoel Pereira de Miranda reconquistou a presidência do sindicato para o mandato de 2024/2028.

O enfermeiro Manoel Pereira de Miranda reconquistou a presidência do sindicato para o mandato de 2024/2028. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O enfermeiro Manoel Pereira de Miranda reconquistou a presidência do sindicato para o mandato de 2024/2028. O enfermeiro Manoel Pereira de Miranda reconquistou a presidência do sindicato para o mandato de 2024/2028.

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Tocantins (Sintras/TO) foi eleita com 94,74% dos votos válidos. A votação contou com 20 urnas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) e sem registro de ocorrências. Comissão eleitoral afirmou que o processo atendeu todas as normas estatutárias da entidade.

O enfermeiro Manoel Pereira de Miranda permanece na presidência do sindicato para o mandato de 2024/2028, junto com os outros 136 membros da chapa eleita denominada União, Perseverança e Trabalho que irão compor a diretoria executiva, Conselho Fiscal e as diretorias das nove regionais: Augustinópolis, Araguaina, Colinas, Miracema, Paraiso, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Arraias.

Para o presidente eleito Manoel Pereira, o resultado é o reflexo do trabalho realizado pela diretoria. “Primeiramente agradecemos a todos que participaram deste momento democrático e reafirmamos nosso compromisso. Vamos continuar executando todos os projetos em andamento e um deles é a construção das sedes regionais. Estamos anualmente construindo para manutenção do patrimônio do sindicato, como também ampliar a infraestrutura para melhor atender os nossos filiados. Queremos entregar no próximo mês de maio a sede definitiva de Gurupi, com área social e as salas do atendimento administrativo”, pontuou Miranda.

Ele acrescenta que além da infraestrutura, a diretoria tem como prioridade otimizar ainda mais os atendimentos jurídicos e administrativos na sede central em Palmas e nas sedes regionais.

A filiada de Araguaina, Arleia Ferreira dos Santos, fala da importância de escolher representante sindical. “Além de exercermos a democracia, é importante também participarmos para escolher o nosso representante que vai estar defendendo os nossos direitos. O sindicato sempre está à frente das negociações, por isso, que estamos recebendo progressão, data base, e continua cobrando o nosso piso salarial. Estou votando para sermos bem representados por eles”, disse a técnica de enfermagem.

Para Isaurino Lopes da Costa, é fundamental participar deste momento democrático. “É muito importante escolher um representante da categoria da saúde para lutar por dias melhores para todos os profissionais da saúde do Tocantins”, afirmou o técnico de enfermagem.

Reconhecimento - Manoel Miranda

Manoel Pereira de Miranda, que já soma 30 anos de atuação no serviço público na área da saúde do Estado do Tocantins, foi indicado por unanimidade pelo plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) para receber o Prêmio Ana Nery 2023. A solenidade de entrega da honraria, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em outubro do ano passado, aconteceu durante o 25ª Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCenf), em João Pessoa-PB.

Além de servidor público estadual concursado, o enfermeiro Manoel Miranda tem atuação destacada no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Tocantins (Sintras-TO), no qual exerce o cargo de presidente desde 2002, sendo um dos articuladores responsáveis pela aprovação do 1° Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Estado do Tocantins, ainda em 2005, e que a frente da entidade continua na luta constante pela sua manutenção e atualização.

Processo eleitoral

Foram instaladas urnas fixas nas sedes regionais de Araguaína, Augustinópolis, Gurupi e Palmas. E também nos hospitais regionais de Augustinópolis, Araguaina, Gurupi, Paraiso e Porto Nacional.

Já as onze urnas itinerantes circularam na área territorial do sindicato para tornar acessível aos filiados eleitores.

Diretoria

A direção do Sintras/TO é composta pela diretoria executiva (na central em Palmas) e pelas nove diretorias representativas das regionais instaladas em Augustinópolis, Araguaina, Colinas, Miracema, Paraiso, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Arraias.

O processo eleitoral também define os membros do Conselho Fiscal e os Delegados representantes junto à Federação.

Comissão Eleitoral

O presidente da Comissão Eleitoral, José Roque Rodrigues Santiago (SINTET), junto com Renato Soares Pires Melo (SINDIFATO) e Sara Jane Guimarães Mantovani (SETO) foram os responsáveis pela organização e realização das eleições.