Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realiza, no dia 26 de abril, audiência pública em Araguaína  para que representantes dos órgãos estaduais e municipais de saúde e educação apresentem à população os serviços à pessoa autista no município. Pessoas com autismo, familiares e profissionais da área poderão apresentar sugestões aos atendimentos ofertados. As inscrições serão abertas dia 12 de abril.

A reunião ocorrerá das 8h às 17h, no auditório do Fórum da Comarca de Araguaína. Os interessados em participar da audiência pública deverão se inscrever pelo endereço eletrônico inscricoesaudiencia14pj@mpto.mp.br até o dia 22 de abril, às 18h.

A audiência pública é motivada pelo alto número de demandas que têm sido encaminhadas à 14ª Promotoria de Justiça de Araguaína, referente à dificuldade de inclusão de crianças diagnosticadas com autismo no tratamento ofertado pelo município, por meio da Clínica Mundo Autista.  Segundo o promotor de Justiça, Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva, a alta procura e o baixo número de profissionais vêm prejudicando o fluxo de atendimento.

Outro motivo apontado pelo promotor é que a maior parte dos pais desconhecem o fluxo de atendimento dos sistemas de saúde e de educação, em especial acerca do acesso ao tratamento especializado na Clínica Mundo Autista e no Centro Estadual de Reabilitação (CER).