Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Hiroshi

Foto: Hiroshi

A Escola Sesi de Referência em Araguaína conquistou o 3º lugar na categoria Ensino Fundamental anos finais, na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador do Sebrae. A premiação ocorreu na noite dessa terça-feira, 2/4, no auditório do Palácio Araguaia.

O projeto intitulado "Clube da Ciência - Iniciação Científica na educação básica" é desenvolvido e coordenado pelo professor Lucas Vinícius Rocha Carvalho. Iniciado em 2021, o projeto já impactou significativamente os alunos, oferecendo-lhes oportunidades de explorar o mundo da ciência desde os anos iniciais da educação básica.

O Clube da Ciência tem como objetivo principal envolver os alunos no campo da educação científica, destacando que a prática das ciências não se limita ao ensino superior. Desde os primeiros anos de estudo, é possível realizar atividades que explorem conceitos científicos e estimulem a curiosidade. Ao proporcionar essa experiência desde cedo, os estudantes são incentivados a desenvolver habilidades de investigação, pensamento crítico e resolução de problemas, preparando-se para o futuro.

Ao receber o prêmio, o professor Lucas Vinícius expressou sua gratidão e satisfação: "É muito gratificante ver nosso trabalho ser reconhecido. Não é fácil organizar tempo no contraturno para realizar esse acompanhamento com os alunos e obter os subsídios necessários para fazer com que o projeto avançasse. É muito gratificante ver o resultado desse trabalho em equipe sendo premiado em um projeto como esse."

A premiação, para Cláudia Denis, gerente de educação do Sesi Tocantins, é resultado das somas dos esforços e dedicação dos agentes educacionais da Escola. “Essa premiação é resultado da dedicação do professor e da formação que o Sesi tem feito para direcionar a utilização das metodologias STEAM e as metodologias ativas em que os estudantes são incentivados a pesquisar, a eles mesmos fazerem (cultura maker). E o professor foi nesse caminho, com a iniciação científica, com o grupo de ciências, e eles chegaram nesse resultado. Então, a gente vê que está no caminho certo”, pontuou Claudia Denis.

O Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, tem como objetivo valorizar e divulgar projetos e professores de todo o Brasil que transformam a educação, reforçando a importância do engajamento dos educadores na construção de um ensino de qualidade e inovador.

Tags: Araguaina, Fieto, sesi