Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foram capturados nesta quinta-feira, 4, os dois presos que fugiram da Penitenciária Federal em Mossoró (RN). Uma força-tarefa de segurança pública localizou ambos em Belém, no Pará. 

Os fugitivos foram surpreendidos quando deslocavam-se para Marabá - a cerca de 1.600 km de Mossoró. Os dois não estavam sozinhos no momento da captura. Três carros ajudavam a escoltá-los e quatro outras pessoas também foram presas. 

De acordo com informações, organização criminosa trabalhava para colocá-los em outro País, tornando mais complexa a ação das forças de segurança do Brasil. 

A operação conjunta de captura envolveu a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará pronunciamento sobre a prisão.

Fuga

A fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foi a primeira registrada no sistema penitenciário federal desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade. Mendonça e Nascimento escaparam da penitenciária na Quarta-feira de Cinzas.

A unidade potiguar estava passando por uma reforma interna. Investigações preliminares indicam que os dois usaram ferramentas que encontraram largadas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais, no último dia 14. Além disso, já foram identificadas várias falhas nos equipamentos de segurança, como no sistema de monitoramento.

Um processo administrativo e um inquérito da Polícia Federal (PF) foram instaurados para apurar as circunstâncias e responsabilidades pela fuga. (Com informações da Agência Brasil)