Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg) e em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino (SRE), está preparando a Fase Municipal dos Jogos Estudantis do Estado do Tocantins (JETS), promovendo uma semana repleta de competições esportivas e integração entre as unidades de ensino municipais. Esta etapa inicial dos jogos acontecerá entre os dias 8 a 12 de abril. A cerimônia de abertura oficial está marcada para a próxima segunda-feira, 8, às 17h30, no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula.

A organização também conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições. Os JETS 2024 tem como intuito promover a competição esportiva, a interação social e cultural entre os estudantes.

A Fase Municipal do JETS, que vai reunir 26 escolas e cerca de 700 alunos, é também uma etapa classificatória para a Etapa Regional, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, onde os vencedores terão a oportunidade de representar Gurupi em uma competição de âmbito estadual. Com isso, os jogos oferecem uma vitrine para identificar talentos que poderão também representar o estado nos Jogos Escolares da Juventude.

As disputas serão em várias modalidades como Futsal, Handebol, Basquete, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei de Praia e Voleibol. As partidas acontecerão no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula, na Associação Gurupiense Amigos do Basquetebol (AGAB), na Quadra de Areia do CEM Ary Ribeiro Valadão Filho e na Quadra do Colégio Genius COC.   

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, destaca que os JETS representam mais do que simplesmente uma competição esportiva. "Os Jogos Estudantis do Estado do Tocantins são uma oportunidade única para nossos estudantes demonstrarem seu talento, mas também para promover valores fundamentais como o trabalho em equipe, a disciplina e o respeito mútuo", destacou. "Além disso, é uma ferramenta poderosa para afastar os jovens da ociosidade e proporcionar um ambiente saudável de convívio e competição", acrescentou.