Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a proposta de explorar o mundo do teatro nas salas de aula para torná-las mais dinâmicas e envolventes e ofertar aos alunos um mergulho em histórias fascinantes através da leitura, a arte-educadora Magna Carneiro realizará o projeto "Em Cena: Oficina Teatral e Distribuição de Livro", a partir de segunda-feira, dia 8, até o dia 15 de Abril, em escolas públicas estaduais de Palmas.

O projeto vai atender um total de 10 escolas com oficinas e distribuição do livro “Em Cena: Exercícios Teatrais para Encenar em Escolas”, também de autoria de Magna Carneiro. Segundo ela, o objetivo é de potencializar as aulas de arte de forma lúdica e promover o incentivo à leitura. “Com uma abordagem dinâmica e interativa, as oficinas oferecerão uma combinação única de teatro e literatura. Isso porque o projeto busca não apenas enriquecer o repertório cultural dos professores, mas também estimular a criatividade, a expressão artística e o desenvolvimento pessoal”, ressalta.

Reconhecida por sua experiência e paixão pelo ensino artístico, Magna Carneiro aponta que a arte e a literatura são ferramentas poderosas para o crescimento e a formação integral dos jovens. "Através do teatro, podemos explorar diferentes perspectivas, despertar a empatia e criar laços mais profundos com o conhecimento. Ao combinar isso com a magia da literatura, abrimos portas para um mundo de possibilidades", afirma Magna.

As oficinas serão realizadas em unidades escolares das regiões Norte, Sul e Centro da Capital, sendo a Escola Santa Rita de Cássia, Escola Estadual Liberdade, Colégio Estadual Criança Esperança, Escola Estadual São José, Escola Estadual Duque de Caxias, Escola Estadual Dom Alano, Escola Estadual Professora Ângela Gloria Cardoso, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Escola Estadual Cívico Militar Vila União e Centro de Ensino Médio Castro Alves. As oficinas contarão com interpretação em Libras.

O livro “Em Cena” assim como as oficinas abordam estratégias de dinâmicas como jogos de improvisação, leituras dramáticas e construção de personagens, ao mesmo tempo em que são incentivados a explorar diferentes gêneros literários e descobrir novos universos através da leitura. “Trabalhamos a oralidade e por sua vez a expressividade, oportunizando um conhecimento diversificado e divertido, favorecendo um clima onde os professores possam levar propostas utilizando o Livro e, desse modo, proporcionar e liberar as habilidades diversas dos educandos como: expressar seus sentimentos, emoções, aflições sensações e também escrita”, complementa a arte-educadora.

Livro

O livro “Em Cena” é uma produção para auxiliar professores no trabalho com o teatro em sala de aula ou oficinas para crianças e adolescentes, por meio de esquetes e exercícios teatrais. Toda a pesquisa é baseada no teatro como mola propulsora para a aprendizagem. Para adquirir o livro, basta solicitar pelo  instagram @magnacarneiro.

Magna Carneiro

É arte-educadora, professora, atriz, produtora cultural, cantora, escritora e diretora de teatro. Iniciou sua carreira artística como atriz e produtora há mais de 25 anos no Tocantins. É uma das fundadoras da Companhia A Barraca, criada em 2022, e participou de um dos primeiros grupos teatrais do Tocantins - a Cia Chama Viva.

Sua formação acadêmica é no campo da Matemática, especialista em metodologia do ensino. É professora há mais de 30 anos, sendo cerca de 15 destes como professora de Teatro. No ano de 2021, lançou seu 1º livro: “Em Cena – exercícios teatrais para encenar em escolas”. Por seu conhecimento pautado na sua experiência em atuar dirigir e produzir, pode contribuir atuando como professora de teatro para crianças e jovens em escolas públicas e ministrando oficinas livres. Seguindo como professora de teatro inicia uma busca por métodos eficazes para ministrar suas aulas em escolas, desta feita nasce um banco de exercícios criados para o fortalecimento metodológico de suas aulas.

Projeto

Idealizado e proposto por Magna Carneiro, o projeto "Em Cena: Oficina Teatral e Distribuição de Livro" foi contemplado pelo edital 019/2023 - Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).