Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 Indústrias processam cerca de 50 mil litros de leite ao dia.

Indústrias processam cerca de 50 mil litros de leite ao dia. Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec  Indústrias processam cerca de 50 mil litros de leite ao dia. Indústrias processam cerca de 50 mil litros de leite ao dia.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), concedeu o registro de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) para duas indústrias que processam leite, o Laticínio Palac, situado no município de Colinas do Tocantins e o Laticínio Duarte, no município de Buriti do Tocantins, na região norte do Estado. Com a certificação, estas empresas poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional.

De acordo com o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha, a Adapec acompanhou e orientou as empresas em todo o processo de adequação para a certificação ao Sisbi. “Com a adesão ao Sisbi estas empresas têm a possibilidade de ampliar sua produção e consequentemente, abrir novos mercados fora do Tocantins. Por isso, a Adapec vem trabalhando e contribuindo para que as empresas produzam dentro das normas higiênico-sanitárias e oferte produtos de qualidade aos consumidores", disse Antônio José.

Os dois laticínios são registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e possuem uma capacidade de processamento de cerca de 50 mil litros de leite por dia. Ambas as indústrias produzem produtos como queijo mussarela, creme de leite, manteiga, entre outros.