Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Gurupi, Cristiano Pisoni (PSDB), juntou-se à pré-candidata a vereadora, Débora Pimentel (PSDB), nessa terça-feira (16), para uma tarde de visitas a comerciantes de Gurupi. O objetivo dos pré-candidatos é fortalecer laços, ouvir as demandas da classe de empresários e apresentar propostas.

Já à noite, em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi (CDL), Cristiano recebeu o apoio da presidência e dos associados à sua pré-candidatura. Sobre o comércio da cidade, Cristiano declarou: “o comércio de Gurupi poderia estar anos-luz à frente. Para isso é necessário um gestor compromissado com o empresário. Eu sou dessa classe e sinto na pele as dores e faltas que todo empreendedor passa. Há anos não temos esse tipo de gestor e eu vim para mudar isso”, disse ele.

Em visita à loja de colchões Ortobom, Pisoni e Débora conversaram com o proprietário Tércio Túlio Ferreira e o consultor de vendas Jeremias Silva, que concordou com a fala de Cristiano e disse ver vantagens no pré-candidato como uma nova opção para a disputa pelo Executivo de Gurupi. “Eu mesmo, estava no plano de escolher algum candidato só para não deixar de votar. Agora, sabendo que temos mais opções, a história muda. Eu percebo como a gente precisa de uma visão diferente na gestão da cidade, mesmo”, concluiu Jeremias.

Propostas e planos relacionados à formação de secretariado, desburocratização do acesso a serviços básicos de Saúde, Assistência Social, Infraestrutura, desenvolvimento econômico e da Indústria foram assunto nas visitas.

CDL apoia Cristiano Pisoni

Em reunião na CDL realizada ainda na terça, Cristiano concluiu suas visitas, levou as principais propostas de pré-candidato e pediu apoio dos colegas empresários nesta nova empreitada. O atual presidente da entidade, Elizeu Araújo, mostrou-se otimista com a ideia de ter um representante da classe à frente da Prefeitura de Gurupi. “O Cristiano é um nome que sempre consideramos para fazer parte da nossa presidência. Se nós já o queríamos aqui, à frente da CDL, imagine como prefeito da nossa cidade!”, celebrou Elizeu.

“É um privilégio saber que temos acesso livre a tantos lugares e pessoas aqui em Gurupi. O pessoal está se mostrando muito aberto a escutar novas ideias, a entender nossos planos. É isso que nos motiva, e vocês podem ter certeza de que nós não vamos voltar atrás. Se os outros estão se incomodando, se estão falando da minha pré-candidatura, é porque eu deixei alguém preocupado. E é assim que vem a mudança: pelo incômodo mesmo. O povo gurupiense também está assim diante dos antigos nomes da política. Os empresários de Gurupi e todos os outros cidadãos podem contar comigo para ver a mudança acontecendo”, declarou Cristiano, em forma de agradecimento ao apoio.

Apoio político e planos para o secretariado

Ao ser perguntado sobre como foi a entrada na disputa política, Cristiano Pisoni contou que é mais difícil para quem não é de nenhum dos grupos políticos. “Pra você entrar como novo nome, é muito difícil, porque já está tudo muito fechado entre os ‘antigos’. Você pode perceber que estão todos ligados, cada um com seus sucessores e acordos. Nós temos que voltar a governar Gurupi para os gurupienses. Não adianta eu ficar fazendo acordos políticos e prometendo secretarias para aliados de lá e de cá. Se for para fazer diferente, vamos fazer desde o início. Me perguntam sempre quem me apoia, já pensando em deputados ou senadores, e eu respondo que é o povo de Gurupi, porque meu compromisso é com eles”, ressaltou o pré-candidato.

Questionado sobre quem estaria ao lado dele na gestão, Cristiano destacou ser indispensável que seu corpo de secretários seja conhecedor da área em que irá atuar e da realidade local. “Na Saúde, por exemplo, vou colocar quem é referência em Saúde em Gurupi e quer realmente trabalhar para fazer o negócio andar. Pelo que vejo atualmente, o nosso principal desafio, é começar a fazer o básico funcionar. Hoje o básico não tem funcionado. É só olhar para os serviços de atendimento médico mais específicos das UBS, que andam muito em falta”, enfatizou Cristiano.

A pré-candidata a vereadora Débora reforçou o porquê de acompanhar Cristiano. “Nós acreditamos nas mudanças positivas que esse movimento vai gerar. Por isso eu me juntei a ele nessa busca pela mudança. Como fui conselheira tutelar por quatro anos em Gurupi, conheço a realidade de muitas famílias em situação de vulnerabilidade, que estão desamparadas pela prefeitura atualmente, e precisamos reparar esses danos”, disse Débora. Pisoni completou: “A valorização dessas famílias por meio de diversas vias é que realmente faz o papel de Assistência Social: Assistência na saúde e educação, na alimentação e moradia, no esporte, que resgata tantas crianças do mundo das drogas e do crime, na capacitação profissional, que de fato muda a realidade de famílias inteiras, e por aí vai. É assim que nós vamos trabalhar”, concluiu.