Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reunião para divulgação dos Serviços Regionais em Xambioá.

Reunião para divulgação dos Serviços Regionais em Xambioá. Foto: Arquivos Setas

Foto: Arquivos Setas Reunião para divulgação dos Serviços Regionais em Xambioá. Reunião para divulgação dos Serviços Regionais em Xambioá.

Com a proposta de divulgar o Serviço Regionalizado de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes, o Governo do Tocantins, por meio da equipe técnica do Serviço da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), com sede em Xambioá, iniciou, na última semana as reuniões com gestores e rede municipal dos municípios vinculados para divulgação do serviço e captação de famílias acolhedoras. 

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial da Setas, Ruth da Silva Sampaio, a ideia é divulgar o serviço e orientar a rede de serviços e a população em geral sobre a seleção e cadastramento de famílias que tenham interesse em participar do Serviço de Família Acolhedora e selecionar as que atendam as orientações técnicas. “Vamos buscar famílias que tenham interesse em participar do Serviço e selecionar aquelas que tenham o perfil”, explicou. 

Reuniões

Na última semana, entre os dias 15 a 19 a divulgação está sendo realizada nos municípios vinculados, pela equipe técnica do Serviço com sede em Xambioá (TO). 

Nos dias 7 e 8 de maio, será a vez da equipe do Serviço, com sede em Taguatinga (TO), realizar as reuniões, em seus municípios vinculados, para divulgação do Serviço e captação de famílias acolhedoras. Já para a equipe do Serviço com sede em Palmas, as reuniões de divulgação terão início em 13 de maio.

Serviços Regionalizados de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes

O objetivo é organizar o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas, sendo possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.  Além disso, selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem.

Na atualidade, temos três Serviços Regionalizados de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes, sendo um com sede em Xambioá, atendendo Ananás, Angico, Cachoeirinha, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá.  Outro com sede em Palmas, atendendo Aparecida do Rio Negro, Lagoa do TO, Mateiros, Novo Acordo, Pindorama, Ponte Alta do TO, Santa Tereza e São Félix. E  o terceiro, com sede em Taguatinga, que atende: Arraias, Aurora, Combinado, Lavandeiras, Novo Alegre, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus e Taguatinga.