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Opinião

O Brasil é uma das potências mundiais quando se fala em agronegócio. De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2023, o País é o terceiro maior exportador mundial de produtos agropecuários, com cerca de USD 150,1 bilhões por ano, atrás apenas da União Europeia e Estados Unidos.

Para se manter em destaque diante do mercado global, o País tem apostado em inovação e tecnologias avançadas, principalmente as oferecidas pelas Deep Techs, startups baseadas em ciência complexa e tecnologia de fronteira, que vêm impulsionando e revolucionando o setor.

As inovações vão desde a Inteligência Artificial, IoT (Internet das Coisas, em tradução livre) e biotecnologia, sendo aplicadas em diversas áreas, da gestão de cultivos, controle de pragas à logística, proporcionando mais eficiência, sustentabilidade e produtividade.

Hoje, graças a essas tecnologias, por exemplo, é possível fazer um monitoramento em tempo real por meio de drones, que integrados a um sistema de dados trazem informações valiosas sobre o manejo agrícola, reduzindo também o uso de água, energia e produtos químicos, além de monitorar problemas com antecedência, auxiliando nas tomadas de decisão.

As Deep Techs também contribuem para a sustentabilidade a partir das tecnologias de rastreamento e monitoramento na cadeia de produção e do impacto ambiental, ajudando a reduzir os gases do efeito estufa, além de trazer mais transparência para os consumidores que conhecem a origem dos alimentos. Como consequência, novas oportunidades se abrem no mercado e isso impulsiona o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.

Porém, apesar dos grandes avanços das Deep Techs no agronegócio nos últimos anos, ainda há desafios como a infraestrutura digital nas áreas rurais, além da qualificação técnica dos agricultores quanto a insumos e novas ferramentas de trabalho que impactam diretamente na capacidade produtiva no cenário local e macro.

Por fim, é preciso também haver um incentivo às parcerias, tanto públicas quanto privadas, para não ficarmos para trás na evolução tecnológica. Acredito que o futuro para o setor é promissor, porque com a inovação, o Brasil continuará crescendo e se consolidando como referência global em um agronegócio inteligente e sustentável.

*Ana Calçado é CEO e presidente da Wylinka, pós graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutoranda pela USP em Administração.