Na última terça-feira (26/11), 196 certidões de Inteiro Teor foram entregues nos municípios de Itacajá e Santa Maria, durante a programação da 2ª Semana Nacional de Regularização Fundiária - Solo Seguro. "Hoje sou uma mulher realizada, por ter minha casa documentada", disse emocionada a morada de Itacajá, Raimunda Borges dos Santos, ao receber o título de propriedade da sua casa.
A salgadeira de 61 anos, que passou boa parte da vida enfrentando a instabilidade de morar de aluguel, não escondeu a felicidade ao ver sua realidade transformada. “Passei muito tempo morando de aluguel. Um mês eu estava em uma casa, às vezes ficava um ou dois anos, mas sempre tinha que desocupar. Isso era muito difícil. Agora, minha realidade é outra. Tenho minha casa, posso aproveitar e até buscar um empréstimo para terminar o que falta. Estou realizando o meu sonho”, comemorou.
Parceria
O Programa de Regularização Fundiária é resultado da parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), prefeituras municipais, Tocantins Parcerias e cartórios de registro de imóveis.
“É com muita honra que participo da entrega desses títulos. A regularização fundiária não é uma conquista isolada, mas sim uma união de forças, sem a parceria de vários entes públicos esse sonho não seria possível ser concretizado. Desde 2018, já entregamos com auxílio do Nupref da Corregedoria mais de 18 mil títulos no Estado, este trabalho é um grande exemplo de como, juntos, estamos proporcionando a dignidade e a cidadania para milhares de tocantinenses”, destacou corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ao participar das solenidades para entrega dos títulos.
“Esse é um momento de festejar. Todos aqui sairão não apenas com o título do seu imóvel, mas com várias possibilidades e oportunidades para sua família”, complementou a diretora imobiliária e comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira.
Prestigiando uma das solenidades, o juiz diretor do Foro da Comarca de Pedro Afonso, Milton Lamenha, destacou a importância da ação na vida de cada beneficiado. “Finalmente as casas de vocês terão um número, além de terem um patrimônio, agora vocês tem um endereço para fazer suas compras, isso é uma conquista. É um sentimento de pertencimento e é isso que nos faz cidadãos, é isso que nos propicia a harmonia social, sermos todos cidadãos”, concluiu.