Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 7, a coletiva de imprensa promovida pelaAgência de Trânsito, Transporte e Mobilidade para explanar sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo de Palmas.

De acordo com o presidente da ATTM, Sílvio Cunha, a discussão sobre o aumento da tarifa no transporte coletivo da capital teve início em novembro de 2009 e, em março deste ano, após reunião preliminar, a agência e o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano de Passageiros do Estado do Tocantins - Seturb, chegaram a um valor prévio de R,30.

Usando como argumento os reajustes salariais dos motoristas de ônibus e cobradores, o aumento da frota e o maior números de carros com rampas de acessibilidade, além dos aumentos promovidos em outras grandes cidades dos estados vizinhos, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Maranhão, Cunha afirmou que, após reunião com o prefeito Raul Filho (PT), “criou-se um conselho representativo e iniciou-se a discussão que enxugou a planilha para R,25”.

Após a deliberação do conselho formado por representantes do Seturb, ATTM, prefeitura de Palmas e representantes da sociedade civil, o presidente da agência de transporte afirmou que conseguiu-se chegar a um valor ainda mais baixo de aumento. “O prefeito, analisando esses valores, chegou ao custo de R,20”, informou.

O voto contra

Sílvio Cunha informou ainda que na votação para o aumento da tarifa, o reajuste teve 13 votos a favor, 1 abstenção e apenas 1 voto contra. Este partiu da representante do movimento estudantil do Estado, a estudante do curso de Counicação Social da UFT, Nataly Dias.

A estudante informou que foi contra o aumento por existir falta de transparência no processo de reajuste tarifário no setor. Outro ponto levantado por Nataly, foi a falta de tempo de discussão após a apresentação da planilha de custos para justificar o acréscimo no valor da passagem. “Faltou ainda uma opinião técnica para que os leigos pudessem compreender melhor a planilha”, completou.

A acadêmica destacou ainda que os estudantes pretendem realizar manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público e que entrará com uma ação contra o prefeito de Palmas, para que este pague as multas referentes ao atraso na efetivação do aumento. De acordo com Nataly, a data limite para o anúncio do reajuste anual da tarifa era dia 1º de março, e o aumento, no entanto só foi anunciado no dia 1º de junho, três meses depois. A estudante ressaltou que pretende cobrar na justiça o valor das multas que chegariam a R mil por dia. “Chegamos a um total de mais de R0 mil” referentes aos meses de atraso.

Com ação, ou sem ação por parte dos estudantes, o que realmente consta de fato, é que o aumento da tarifa, que atualmente é de R,00, para R,20, entrará em vigor no próximo dia 21 de junho.