Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

foi realizado na noite deste sábado, 14, na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.

O evento contou com a participação de oito grupos. O encontro foi uma realização do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, juntamente com a prefeitura local.

Ao todo foram 16 composições inscritas, nas quais, 12 foram selecionadas para fazerem parte do CD do Encontro. A seleção foi feita por uma comissão que analisou apenas o critério de interpretação das músicas. A comissão de seleção foi formada pelo cantor e compositor Everton do Andes, e pelos antigos foliões da cidade, Joaquim Amaral, Gildiney Amaral, João Martins e Cândido Lopes.

Além dos grupos, os dançarinos de sússia e de tambor também foram destaque do encontro, principalmente na participação de Albertino e Socorro, que mostraram muita segurança e equilíbrio dançando com uma garrafa na cabeça.

O encerramento do encontro ficou por conta da participação do cantor Everton do Andes e dos Catireiros de Porto Nacional. O evento teve como objetivo promover e divulgar as manifestações da cultura tradicional, bem como viabilizar o intercâmbio e a capacitação de mestres e artistas.

Selecionados - CD do Encontro:

Categoria Folia

Emancipação de Monte do Carmo, de Reis e Adão

História do Passado, de Jacson e Ailton

Vale dos Foliões, de Joaquim de Patú e Domingos de Américo

Com o filho desprezado, de Adelson Nunes e Mininim

Cultura do Carmo e Violência no Brasil, ambas de Sarí e Mundico.

Na categoria Tambor

Passarim Beija fulô, domínio público

Tambor mais a sússia tem diferença, de Sari e Mundico

Ce vai me levar, de domínio popular.

Na categoria Sússia

Bem-te-vi cantou beija-flor piou, de Joaquim Alves e Aderson

Boi Baiano, de domínio popular.

Festejos do Carmo

Os Festejos do Carmo tiveram início no dia 7 de julho com missas e novenas. D,eram início aos pontos altos da festa, onde no domingo, 15, aconteceram os levantamentos dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo. Na manhã de segunda-feira, 16, aconteceu a carreata com os festeiros de Nossa Senhora do Carmo, com a missa solene em homenagem à padroeira acontecendo em seguida.

As comemorações do Divino do Espírito Santo tiveram início na manhã desta terça-feira, 17. E às 19h acontece a Missa de Coroação do Imperador. As homenagens à Nossa Senhora do Rosário tiveram início nesta tarde de terça-feira, com a Caçada da Rainha.

Os festejos se encerram na quarta-feira, 18, com a missa solene em honra à Santa dos Negros e, em seguida, a missa de bênção e envio dos romeiros.

SECOM