Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

e foi feita durante reunião com o subsecretário de Ciência e Tecnologia do Tocantins, João Angelo de Lima Junior, e o assessor de Programas e Projetos Públicos da pasta, Júlio César Sampaio Reis.

João Angelo pleiteou a inclusão dos municípios do interior do Estado no projeto Quiosque Cidadão, do governo federal. "Queremos fazer o Tocantins entrar na era digital e fazer parcerias com o governo federal para beneficiar toda população tocantinense", declarou o subsecretário.

Wogel ficou entusiasmado com as sugestões dadas pela equipe e garantiu que o projeto contemplará treze municípios do Estado com Internet via satélite, através do GESAC – Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, até outubro deste ano. "É o primeiro Estado que demonstrou interesse em trabalhar diretamente com nosso ministério na questão de formar um comitê gestor para administrar toda essa questão no Estado. Nosso relacionamento costuma ser diretamente com os municípios. Poderíamos fazer facilmente um modelo nacional em diversos aspectos técnicos e operacionais", enfatizou.

O subsecretário se comprometeu a enviar, na próxima semana, o planejamento estratégico de implantação dos Quiosques Digitais. Wogel também sinalizou a intenção de participar como palestrante da Feira da Tecnologia, que deverá ser realizada em outubro, em Palmas.

Durante sua passagem pela capital federal, João Angelo também pediu apoio ao secretário de Representação, Carlos Patrocínio, na articulação com os ministérios e identificação de recursos. "Nós temos uma assessoria de captação de recursos, evidentemente, nós iremos mostrar o caminho correto para alocação destes, seja no Orçamento Geral da União ou de maneira extra-orçamentária. Temos a certeza que o Tocantins está incluso, pelo governo federal, como Estado prioritário para receber estes recursos", informou Patrocínio.

Da redação com informações da SECOM