Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Ainda hoje, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil encaminha o documento para homologação do Governo Estadual, que segue para reconhecimento Federal.

Para elaboração do documento, a Prefeitura contou com o apoio técnico da Assessoria de Avaliação de Danos da Defesa Civil. Cerca de 2 mil pessoas, entre agricultores familiares, alunos de escolas rurais e demais moradores do interior, estão sofrendo as conseqüências do prolongado período de estiagem. Muitos mananciais secaram e, em alguns lugares, não há água para a população, nem para o gado.

Os prejuízos econômicos afetam 7% do PIB – Produto Interno Bruto local, comprometendo a agricultura e a pecuária. A estimativa de safra, que era de 210 toneladas de grãos, será reduzida. Além da falta de

chuva, os danos ao meio ambiente são agravados pela ação do homem, por meio das queimadas e caça predatória, que tem se intensificado na região.

Entre as áreas afetadas estão os projetos de assentamento Santo Antônio, Tucunzinho, Bela Vista (I e II), Pontinha e Gleba Olho D´água; as regiões de Redenção, Caranguejo, Varjão, Terra Vermelha, Sítio Novo, Marinheiro, Lajeado, Nova Prata, Boa Nova, Altamira, Descoberto, Sucupira e Sítio Vigínia; e oito fazendas.

Depois de Paranã e Arraias, Dianópolis é o terceiro município localizado na região sudeste do Estado a decretar situação de emergência. O município possui uma área de 3.217 km2 de extensão, com 17.270

habitantes. A comunidade rural já está sendo assistida com a distribuição de água potável, por meio do comboio de caminhões pipas enviados pelo Dertins e Secretaria de Recursos Hídricos para abastecer a região afetada.

Novas solicitações

Atendendo às solicitações das prefeituras de Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga e Silvanópolis, duas equipes de técnicos da Coordenadoria stadual de Defesa Civil viajam nesta terça-feira (21/08) para os

municípios. Em Conceição do Tocantins, o coordenador da 8ª Regional de Defesa Civil, major Reginaldo Leandro da Silva, está finalizando o Avadan.

Assessora de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar