Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

tudo o que está presente na tela (exceto o ponteiro do mouse) e armazena na memória interna do Windows, ou seja, através desta tecla poderemos capturar uma imagem da tela do computador, enviando-a ao área de transferência (Clipboard) do Windows. Bem, mas você poderia então me indagar: mas o que vem a ser "área de transferência"?

O que é Área de Transferência?

Chamamos de área de transferência (em inglês o termo é CLIPBOARD) a uma parte da memória RAM do computador onde podemos armazenar temporariamente qualquer tipo de "objeto" para depois realocá-lo em outro "local".

Obs.: neste processo, o objeto estará sendo COPIADO para o novo local. Se a sua intenção for realmente "transferir" o objeto de um local para outro, deletando-o de sua origem para colá-lo no destino, você poderá utilizar-se das teclas CONTROL + X (recortar, cut).

Mas eu só queria saber o que é PrintScreen!!!!

Quando você tecla PRINT SCREEN, você envia á área de transferência do Windows a imagem que aparece na tela do micro. Sim, a tela inteira, incluindo a barra de tarefas, aquele retângulo que ocupa a parte inferior, ou seja, esta tecla serve para capturar telas, copiar tudo que está na tela do monitor no momento em que é pressionada.

Como utilizar o PrintScreen?

No canto superior esquerdo está a tecla "Print Screen". Com isto é como se estivesse tirado uma foto de tudo o que está sendo visto no monitor e é armazenado na memória do computador.

Obs.: para capturar apenas a "janela ativa", ou seja o programa que está com a janela aberta em primeiro plano na tela - desktop, pressionar simultaneamente as teclas "Alt e Print Screen". Assim, as outras janelas abertas não aparecerão.

Para salvar seu conteúdo, basta abrir algum programa que suporte imagens como por exemplo o Paint Brush, mas conhecido como Paint, localizado em [ Iniciar / Programas / Acessórios / Paint ], depois aperte em seu teclaro "Ctrl + V" (colar) ou botão direito no Paint e opção Colar.

Obs.: no caso de colar a tela em um programa de imagem pode-se salvar a imagem que está na tela como uma figura com a extensão ".jpg", pois o arquivo terá tamanho bem menor do que um .bmp (do Paint, por exemplo).

Existe programas que executam a mesma função do PrintScreen? Sim, muitos programas, eu utilizo o HoverSnap (freeware). O HoverSnap como muitos outros tem como principal funcionalidade gerenciar a captura de telas pela tecla Print Screen. Os softwares também permitem a captura de partes da tela, facilitando muito no desenvolvimento de artigos, tutoriais entre muitos outros.

O que é o SysRq que aparece abaixo da escrita PrintScreen no botão?

Em quase todos os teclados de PC, na tecla Print Screen existe a inscrição "SysRq". Você já se perguntou qual o significado? Ou para que serve?

Já tive esta dúvida também e na pesquisa encontrei que se trata da abreviação de "System Request". Muita gente pensa que ela é uma herança dos tempos em que reinavam as máquinas de grande porte, ou "mainframes", mas na verdade a tecla SysRq nasceu para ser usada nos computadores pessoais. Ela foi introduzida no teclado original de 84 teclas do AT como uma tecla independente, situada no canto superior direito do teclado numérico. Este teclado não fez muito sucesso e foi logo substituído pelo teclado "Enhanced" de 101 teclas, no qual a tecla SysRq apareceu combinada com a tecla PrintScrn (usada pelo DOS para imprimir o conteúdo da tela e por Windows para encaminhar a imagem da tela para a área de transferência, ou "clipboard").

O AT foi a máquina desenvolvida pela IBM em 1984 para a CPU 80286, o primeiro microprocessador da Intel capaz de funcionar no "modo protegido", o que tornava possível o uso de sistemas operacionais multitarefa. A tecla SysRq foi concebida para "chamar o sistema", ou seja, solicitar os serviços do sistema operacional diretamente de dentro de um programa. Tanto assim que há um "serviço" do BIOS do AT reservado exclusivamente para ela (o serviço 85h da Interrupção 09, que trata do teclado).

O problema é que as equipes que desenvolveram os sistemas operacionais multitarefa para os micros da linha PC não se entusiasmaram muito com esta função e jamais deram à tecla SysRq o destaque que os engenheiros de hardware reservaram para ela. Por isto ela jamais chegou a ter uma função importante e acabou simplesmente sendo suprimida na maioria dos teclados de fabricação recente. "

Linha de código