Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A novidade foi anunciada ontém 10/09, pelo acionista do grupo responsável pelo empreendimento Votorantim Cimentos, Fábio Ermírio de Moraes. Ele e outro acionista, Clóvis Ermírio de Moraes Scripillitti, e os diretores Eduardo Maciel e Luiz Alberto de Castro Santos, discutiram este assunto e o andamento da obra com o governador Marcelo Miranda (PMDB).

Moraes informou que a ampliação da capacidade de produção se deveu a modificações no projeto inicial, que permitiram a maior produção de cimento. "No decorrer do tempo foram feitas modificações tecnológicas que permitirão uma produção de 2,2 mil toneladas ao dia", disse Moraes. Quanto ao andamento da obra, ele explicou que está em estágio adiantado, com equipamentos adquiridos e em poucos meses a construção inicia. Segundo ele, foram executados detalhamentos do empreendimento, a exemplo de licenciamentos ambientais e a investigação de minerais. Em torno de R$ 60 milhões estão sendo investidos somente na aquisição de material, acrescentou o acionista.

O grupo veio a Palmas ainda para agradecer o apoio do governo do Estado ao empreendimento. Um quadro com a maquete do distrito foi entregue ao governador, que recebeu ainda a notícia de que este será um dos mais modernos do país.

O presidente da Mineratins, Umberto Raimundo Costa, explica que a vinda dos representantes a Palmas reafirma o compromisso assumido. "Vieram reafirmar o compromisso já assumido de ter a indústria funcionando a partir do ano que vem", disse ressaltando a relevância do empreendimento para o desenvolvimento do Estado na geração de emprego e renda e aquecimento da economia.

Fábrica

A assinatura de contrato de cessão de direito minerário ocorreu em 5 de junho e a fábrica deve entrar em operação em 2009. O faturamento da fábrica deve ser superior a R$ 180 milhões anuais, o que constitui mais de 3% do valor atual do PIB - Produto Interno Bruto do Tocantins.

Secom