Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Em comemoração ao aniversário de seis anos do Lago Luis Eduardo Magalhães, o estado do Tocantins realiza, no próximo dia 29 de setembro, a 7ª edição da Maratona de Canoagem, tradicional prova da região. O Lago tem 350 quilômetros de extensão e banha seis municípios de Tocantins, entre eles a capital Palmas.

O grande atrativo para os atletas são as premiações em dinheiro. Muitos competidores virão dos programas de inclusão social realizado pela Federação Tocantinense de Canoagem (Fetocan), dentre eles o Projeto Remando no Lago, Projeto Navegar e Canoa Brasil.

"Certamente será um dia muito especial para a cidade, pois estamos organizando uma estrutura que será o diferencial se comparadas entre as competições já existentes, além da programação de outras atividades esportivas no dia como competições de triatlo e enduro a pé", afirmou Ton Fernandes, presidente da Fetocan.

O percurso terá 16 quilômetros e as modalidades em disputa serão: K1 Olímpico, K1 Escola, Duplo Masculino, Duplo Misto e Iniciantes. "Está confirmada a participação de Hiel Gesã, o maior campeão da prova, entre atletas da região, do Distrito Federal e Pará", comentou Fernandes.

A canoagem maratona é uma das modalidades mais praticadas na região, região devido aos grandes rios, como o Tocantins e Araguaia.

Webventure