Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

ao empresariado português.

Um dos pontos principais da viagem é a participação do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, no fórum empresarial "O futuro da energia renovável: biocombustível". Marcelo Miranda vai expor as potencialidades do Tocantins durante uma palestra-almoço com empresários portugueses e brasileiros. O ex-ministro brasileiro da Agricultura Roberto Rodrigues e o ex-ministro da Indústria de Portugal Mira Amaral também participam do evento.

Ao todo, a delegação é formada por 28 integrantes, sendo que 11 não apresentam ônus para o Estado e três terão ônus parcial. Os dados da viagem foram publicados no Diário Oficial da última sexta-feira, 14.

A visita do Governo do Tocantins a Portugal acontece cerca de um mês antes da II Missão e Encontro de Negócios Brasil Portugal, que promoverá contatos entre empresários brasileiros e portugueses de 11 a 18 de novembro, com passagem pelas cidades de Viana do Castelo, Porto e Lisboa.

O Tocantins, onde o grupo Energias do Brasil (da EDP - Energias de Portugal) tem a usina hidroelétrica Peixe Angical, está apostando nos biocombustíveis. Em junho último os governadores do Piauí, Wellington Dias, do Maranhão, Jackson Lago, e do Tocantins firmaram acordo para a produção de biodiesel, durante abertura do 1º Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis, em Teresina.

"A meta é ter uma política comum entre os três Estados. Se um Estado fizer uma política diferenciada de atração de investimento de qualquer jeito, isso quebrará a lógica de gerar emprego e renda. Tanto eu, como o governador Jackson Lago e o Marcelo Miranda [governador de Tocantins] temos esse compromisso de trabalhar juntos", afirmou então o governador do Piauí.

Nos últimos quatro anos, o Tocantins consolidou sua posição de Estado exportador. Se em 2002 o Estado exportava apenas US$ 16 milhões; em 2006 chegou a comercializar US$ 203 milhões, após registrar um crescimento nas exportações superior a 400% (2003 a 2006). Neste intervalo, em 2003, o Tocantins foi o Estado brasileiro com maior média de crescimento nas vendas ao exterior.

Este ano, já são 18 os destinos que integram a lista de consumidores de produtos tocantinenses, destacando-se a China, Portugal, Espanha, Rússia, Hong Kong e Itália.

Esta não é a primeira vez que o Tocantins se promove em Portugal. Vários secretários estaduais participaram, de 30 de maio a 2 de junho de 2005, do 7° Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Expressão Portuguesa. O evento teve lugar na cidade de Évora e além do Brasil teve a participação de Moçambique, Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde.

Mais recentemente, em janeiro do ano passado, outros responsáveis do Governo do Tocantins estiveram na Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, em Lisboa, para visualizar oportunidades em captar investidores para o Estado.

Acompanham o governador na missão os secretários e presidentes de autarquias, Dorival Roriz (Fazenda), Eudoro Pedroza (Indústria e Comércio), Roberto Sahium (Agricultura), Umberto Costa (Mineratins), Igor Avelino (Turismo) e Sebastião Vieira de Melo (Comunicação).

Da redação com informações Secom e Portugal Digital