Geral

Nesta quinta-feira, 11, acontece o Dia "D" da Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes, que tem como slogan, neste ano, "Criança Não é de Rua". O evento é desenvolvido anualmente pela Organização Não-Governamental (ONG) Pequeno Nazareno, de Fortaleza (CE). No Tocantins, o Projeto Acolher para Crescer, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi selecionado para desenvolver a campanha no Tocantins.

Para cumprir essa missão, a Semas conta com parceiros importantes, como as secretarias municipais de Saúde e Juventude, as estaduais do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Educação, da Saúde e da Juventude, além dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente e do Centro de Direitos Humanos.

A sugestão da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Secretaria Estadual da Educação (Seduc), para que todos municípios do Tocantins promovam atividades com esse tema, foi levada a todas secretarias municipais do Estado.

Programação

Acontecerá panfletagem, das 8 às 10 horas, nas avenidas JK (no centro da cidade, em frente ao Bradesco) e Tocantins (em Taquaralto, em frente à Igreja Matriz). Além disso, também estão programadas oficinas e outras atividades nas Casas da Família (Centros de Referência da Assistência Social) e nos núcleos dos Pioneiros Mirins e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de 9h30 às 11h30.

Também está prevista a realização de palestras com o tema "Rua: é lugar de criança?". Na capital, a Casa de Acolhida e dez escolas públicas estaduais estão inseridas nessa programação, que acontece das 9h30 às 11h30.

Seminário

No dia 18 de outubro, o diretor nacional da campanha, Adriane Ribeiro, visitará instituições de Palmas. Dentre elas, a Casa Abrigo Raio de Sol e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), mantidos pela Prefeitura através da Semas. O diretor também conhecerá programas como o Pioneiros Mirins (Núcleo Central) e PETI (Aureny III) e ONGs como a Sol e Anjos (ARNO 31) e a Associação Ação Social Jesus de Nazaré (ARNO 32).

Para encerrar a campanha, no dia 19 de outubro será realizado o Seminário Estadual de Prevenção à Situação de Permanência e Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes, de 8 às 12h e de 14 às 18h, no auditório do Tribunal de Justiça.

Ascop