Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Prefeitura de Palmas, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza o I Seminário Municipal de Alimentação Saudável, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que acontece em 16 de outubro, com atividades divididas em três etapas e direcionadas a três públicos diferentes.

A programação terá início na segunda-feira, 15, com o curso de Implementação Orientada, uma ação do Programa de Alimentos Seguros (Pas), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com a Semus, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição e Vigilância Sanitária. O curso será oferecido aos 40 ambulantes da Capital com maior número de consumidores, no auditório do Senac. O curso terá uma carga horária de 8 horas de aulas teóricas, mais 3 horas/aulas com visita ao local e orientação das boas práticas. Cada participante receberá um termômetro para aferição da temperatura dos alimentos expostos para consumo.

A segunda etapa acontece na quinta-feira, 18, quando cerca de 250 agentes comunitários de saúde receberão orientação, por meio de palestras, sobre o tema Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis.

Médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais de nível superior das Unidades de Saúde da Família participam, na sexta-feira, 19, de palestra com abordagem sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, com participação de um representante do Ministério da Saúde, além de outras duas palestras sobre Alimentação Saudável e Atividade Física na Prevenção do Sobrepeso e Obesidade na Infância e Adolescência.

A segunda e a terceira etapa acontecem no auditório do Senac. São parceiros do evento o Ministério da Saúde, o Senac e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ascop