Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A denúncia de propina veiculada na edição 656 de O Jornal, de que o secretário da Infra-Estrutura da Prefeitura de Palmas, Jânio Washington, estaria envolvido na cobrança de uma comissão de 71%, para o pagamento de uma fatura da empresa Comércio de Palmas (CAP), repercutiu nos discursos de alguns deputados na sessão desta terça-feira, dia 16.

O pronunciamento mais incisivo foi do deputado Marcello Lelis (PV) que leu trechos de um diálogo gravado entre o secretário e o empresário Caio Eduardo Pelles, proprietário da CAP. Marcello fez críticas à administração do município e defendeu uma apuração rigorosa e a punição dos culpados.

Sobre o assunto, a deputada Solange Duailibe (PT) disse que lamenta o teor parcial da reportagem, porque não foi ouvida a versão da prefeitura. Também queremos a apuração dos fatos. O prefeito Raul Filho (PT) já tomou todas as providências para investigar as denúncias, pois não compactua com a imoralidade e nem com a impunidade. Se houver culpados, que sejam punidos. Ela acrescentou ainda que o secretário Jânio Washington demonstra firmeza e tranqüilidade sobre o caso. Ele é competente, justo e honesto, garante.

Segundo a reportagem de O Jornal, a CAP foi contratada em caráter emergencial pela prefeitura, no início da atual administração, para cuidar da manutenção dos parques e jardins da Capital. O assunto envolve ainda uma segunda empresa: a Oliveira, Melo Engenharia de Construções Ltda que ganhou a licitação para fazer o trabalho e subcontratou a CAP para realizar os serviços e, ainda, passou a pagar duas comissões mensais de até R$ 70 mil.

Assim começou o conflito entre as partes que inclui um pedido, pela CAP, de anulação da licitação realizada pela Prefeitura. A suposta cobrança de propina foi gravada pelo proprietário da empresa, insatisfeito com os pagamentos que ele era obrigado a desembolsar mensalmente por fora.

Da redação com informações Dicom Assembléia Legislativa