Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O deputado Stalin Bucar (PSDB) surpreendeu em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, dia 17. Sua fala foi marcada por elogios feitos a bancada federal tocantinense em sua luta para a captação de recursos para o Estado.

Segundo ele, foram liberados 532 milhões de reais do orçamento da União através de emendas parlamentares. O Tocantins ficou atrás somente de Minas Gerais, mesmo tendo um pequeno número de deputados federais e de senadores, disse enfático.

O parlamentar tucano elogiou o senador João Ribeiro (PR) por seus esforços enquanto foi o líder tocantinense na esfera federal. Ele também disse que grande parte das obras que atualmente estão sendo construídas no Estado provém dos recursos captados durante o período em que o senador republicano estava à frente da bancada.

A deputada Luana Ribeiro (PR) parabenizou Stalin pelo discurso e frisou que o bloco federal tocantinense é que traz recursos para o povo aguerrido do Tocantins. A bancada federal possui maioria Marcelista, sendo composta por quatro oposicionistas: Vicentinho Alves, Eduardo Gomes, Lázaro Botelho (deputados) e Senador João Ribeiro e seis situacionistas: João Oliveira, Laurez Moreira, Moisés Avelino e Osvaldo Reis (deputados) e dois senadores Leomar Quintanilha e Kátia Abreu.

Críticas

Recetemente a senadora Katia Abreu em comunicado feito à imprensa por sua assessoria disse que estado havia recebido apenas pífios 34% dos recursos aprovados pela bancada federal do Tocantins no Orçamento da União e que o governo Lula havia liberado apenas parcos R$ 439 milhões. Na ocasião Katia fez críticas irônicas aos petistas e mandou seu recado. "Se estivéssemos dependendo apenas do governo federal estaríamos perdidos", afirmou."

Da redação com informações Dicom Assembléia Legislativa