Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cerca de 51 mil estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental do Tocantins deverão fazer os exames da Prova Brasil, no período de 5 a 20 de novembro deste ano, em todas as escolas públicas urbanas estaduais e municipais parceiras. Testes de matemática e língua portuguesa, com foco na resolução de problemas e em leitura, definidos nas matrizes de referência do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica – serão aplicados em turmas com mais de 20 alunos.

Além das provas, serão aplicados questionários para coleta de informações sobre alunos, professores, diretores e escolas. Os resultados da Prova Brasil compõem a base para o cálculo do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ensino fundamental de cada município e escola do país.

Este ano, a Prova Brasil será aplicada por um consórcio formado pela Fundação Cesgranrio e pelo Cespe – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB – Universidade de Brasília. É necessário participar das avaliações para ter seu IDEB calculado, e, conseqüentemente, participar dos programas baseados nas metas previstas pelo Compromisso Todos pela Educação, do MEC – Ministério da Educação.

Para informar todas as escolas das redes de ensino, sobre a importância dos resultados da Prova Brasil para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira, o MEC está veiculando alguns programas na TV Escola.

O que é?

A Prova Brasil é uma avaliação que faz parte do SAEB e é desenvolvida pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A avaliação tem o objetivo de produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, visando auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros.

Secom

Tags: Estado, Tocantins