Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Passados 15 dias desde o início no último dia 22 de outubro, a revisão eleitoral que está sendo realizada em 35 municípios do Tocantins e que se estende até o próximo dia 20 de novembro, registrou nos últimos dias, na maioria dos municípios, um significativo aumento no índice de comparecimento dos eleitores interessados em regularizar o seu título de eleitor.

Na 35ª Zona Eleitoral, com sede em Novo Acordo, por exemplo, onde três municípios participam da revisão eleitoral, cerca de 40% dos eleitores a serem revisados já compareceram aos postos de atendimento montados pela Justiça Eleitoral. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, João Araújo Lima Júnior, estão sendo atendidos em média 700 eleitores por semana. "Nossa expectativa é de que o movimento aumente nos próximos dias", revela.

Em Pedro Afonso, sede da 23ª Zona Eleitoral, que conta com dois municípios na revisão eleitoral, a servidora Mayra Siqueira Araújo informa que, até o último domingo (4), praticamente 50% do eleitorado a ser revisado já havia comparecido, totalizando 920 títulos de eleitor regularizados. O índice só não foi maior, segundo ela, devido às dificuldades de transporte enfrentadas pelos eleitores que residem na zona rural.

Na 17ª Zona Eleitoral, sediada na cidade de Taguatinga, os dois municípios onde está sendo realizada a revisão eleitoral também registraram um comparecimento expressivo de eleitores nos últimos dias. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Maria das Graças Muzzi Dabul Corrêa, a outra boa notícia é que os agentes políticos locais estão acompanhando de perto todo o processo a fim de garantir que os eleitores revisados pertençam efetivamente ao município.

Ascom TRE-TO