Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A partir das 8h30 desta sexta-feira, 09, 200 famílias que habitam a região sul de Palmas receberão das mãos do prefeito Raul Filho, apartamentos no residencial Vila do Sol localizado na HM-01, no Jardim Aureny III. O empreendimento faz parte do Programa Meu Teto, e foi construído por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, Governo Estadual e Governo Federal.

De acordo com o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Eduardo Manzano, o programa priorizou as famílias que já residiam na região Sul da Capital e que atendessem os seguintes critérios: não ser proprietárias de imóvel e possuir renda de até um salário mínimo. "Esse perfil atinge especialmente pessoas que vivem do subemprego, domésticas, trabalhadores eventuais, diarista da construção civil a exemplo de auxiliares de pedreiro, ajudante/servente, vendedores ambulantes, que não conseguiriam ter acesso à casa própria de outra maneira", frisou Manzano.

MEU TETO

O Meu Teto é um programa habitacional da Prefeitura Municipal de Palmas que objetiva dar condições dignas de habitação às famílias carentes e com problemas de moradia na Capital. O programa conta com recursos do Governo Federal (FGTS – Resolução 460), do Governo do Estado (Cheque Moradia) e com recursos ordinários da Prefeitura de Palmas. Com a Resolução 460 do Conselho Curador do FGTS foi instituído uma série de subsídios e descontos nos financiamentos concedidos, viabilizando o acesso à famílias de renda mais baixa.

Segundo a Diretora de Habitação da Seduh, Keniane Nogueira, a primeira etapa do programa está voltada para proporcionar moradia às famílias carentes em regiões centrais da cidade e que possuam infra-estrutura e uma rede de serviços públicos já instalados. Para isso, a Prefeitura de Palmas disponibilizou terrenos multifamiliares nas quadras 504 Norte, 1.304 Sul, 1.306 Sul (junto com o Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM) e no Jardim Aureny III. Keniane frisa ainda que, a localização das quadras escolhidas para o Meu Teto diminui os gastos com a infra-estrutura e serviços, já que estão em bairros já dotados com este tipo de serviços.

Além das 200 unidades habitacionais do Vila do Sol, o Meu Teto irá beneficiar, até 2008 mais 1.400 famílias, somando um total de 1.600 famílias contempladas apenas neste programa.

Da redação com informações Ascop

Tags: cidade, Estado, Palmas