Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário da pasta dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Pedreira, acompanhou nesta terça-feira, 27, a equipe do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento em uma visita às áreas de intervenção do Prodoeste - Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins.

A visita é um dos compromissos da equipe durante esta missão de identificação do Programa, que visa o fomento ao desenvolvimento da região Sudoeste, baseado no incentivo da utilização das potencialidades regionais (solos e recursos hídricos) através da irrigação e na promoção da preservação ambiental, abrangendo 14 municípios da região.

Composta por oito representantes do Banco, a equipe sobrevoou as áreas de irrigação dos municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia e conheceu os rios que necessitam de revitalização e perenização, a exemplo do Rio Urubu. Com o Prodoeste visamos melhorar as condições de perenização dos rios, para disponibilizar água para a produção agrícola e, assim, garantir maior desenvolvimento para a região enfatizou o Secretário Anízio Pedreira.

O chefe da missão de identificação do BID, Gabriel Montes, observou durante a visita que o reconhecimento da área é o primeiro passo para aprovação do projeto e, conseqüente, assinatura do empréstimo que deverá ser realizado em meados de 2008. É uma região com grande potencial agrícola. Mas necessita de investimentos e infra-estrutura para melhorar a produção e o Banco está disposto a colaborar, visto que o governo do Tocantins tem demonstrado grande esforço de planejamento com este programa, principalmente relacionado à proteção do meio ambiente, disse Gabriel.

Acompanhados também pelo técnico da SRHMA, João Carlos Farencena, a equipe do BID observou ainda as técnicas utilizadas de irrigação nas lavouras, bem como, suas principais culturas e características da região. É um projeto muito interessante e um dos nossos objetivos com esta visita é conhecer o ecossistema e observar se a proposta do empreendimento é sustentável do ponto de vista ambiental. Estamos identificando aspectos positivos e benefícios do projeto para a região afirmou a especialista em meio ambiente do BID, Maria Cláudia Perazza.

Agenda

Nesta quarta-feira, 28, a equipe do BID, juntamente com os técnicos das instituições envolvidas com a execução do Prodoeste, participam de reunião que discutirá infra-estrutura, produção e economia e meio ambiente. O governador Marcelo Miranda recebe a equipe do BID nesta quinta-feira, 29.

Fonte: Secom