Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Feira da 304 Sul será reformada e ampliada pela Prefeitura de Palmas em parceria com o Governo do Estado. O investimento é da ordem de R$ 3 milhões e dentre as mudanças destacam-se o segundo pavimento destinado à praça de alimentação, a área de lazer com fonte luminosa e o amplo estacionamento. Hoje a área construída na feira da 304 sul é

de 1.506,18 ampliada esta área será de 4.076,63 m², com capacidade projetada para 1.210 feirantes. Durante a reforma os eventos realizados na Feira da 304 Sul serão transferidos para o Parque Cesamar.

Com a reforma a Feira terá ainda, praça de hortifrutigranjeiros, depósitos de freezers, praça de alimentação com 120 boxes equipados com bancadas (com pias), 4 sanitários femininos, 4 sanitários masculinos, 1 sala de primeiros socorros, 3 salas para administração, 1 sala de depósito, praça com fonte luminosa com painéis em mosaico, ampliação e re-adequação do estacionamento.

A feira coberta da 304 Sul movimenta aproximadamente R$ 250 mil por semana, além de ser um local de comercialização tradicional na Capital. Ali, feirantes de 12 municípios do Estado vendem seus produtos todas as terças e sextas.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Clemente Barros, ressalta que a reforma trará benefícios a todos que freqüentam e utilizam a feira. "A população vai ganhar, o feirante e principalmente nossa cidade; a feira da 304 sul é um cartão postal de Palmas, mas precisa desta transformação para tornar-se mais bela e confortável", declara.

Mudança

A partir desta sexta-feira, 7, os eventos realizados na Feira da 304 Sul passam a acontecer no Parque Cesamar. O local para funcionamento provisório foi definido após reuniões entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, o Ministério Público Estadual, feirantes e parceiros como a Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Vigilância Sanitária, ATTM e outras entidades que

também atuam na feira.

Sobre o Projeto de Reforma e Ampliação

O Projeto apresenta área total de 4.076,3 m², seguindo o seguinte programa:

Área existente: 1.506,18m²

Área de ampliação: Térreo: 1040,56m²; Superior: 1.339,11m²; Depósito

de Freezer: 190,78m²; Total da área a ser ampliada= 2.570,45m²

Propostas previstas no projeto:

· Será trocado todo o piso da feira que hoje é piso asfáltico por piso

de granitina que possibilita maior facilidade de limpeza.

· A separação da área da praça de alimentação da área de

hortifrutigranjeiros tem como objetivo melhorar o fluxo dos usuários e

organizar os espaços físicos.

· A ampliação do número de banheiros prevê o aumento de número de

usuários. Uma sala de primeiros socorros atenderá urgências.

· Um depósito para colocação dos freezers, é exigência da vigilância

sanitária para a comercialização de peixes.

· A ampliação do estacionamento, respeita as árvores existentes.

· A proposta também prevê a criação de uma praça com pérgulas, bancos,

fonte luminosa bem como o paisagismo do entorno.

Eliene Campelo

Ascop