Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Duas ações da Mesa Diretora da Assembléia visam preservar a memória do Parlamento Tocantinense e homenagear todos os deputados que, ao longo desses mais de 18 anos de existência do Tocantins, integraram o Legislativo. O ato está marcado para a próxima quinta-feira, dia 20, às 9h, quando acontece a sessão solene, na qual os ex-deputados serão homenageados com uma comenda: a medalha de Honra ao Mérito Legislativo. Em seguida, será inaugurada a Galeria Histórica da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins, cujo acervo vai expor a história da Casa.

A galeria será composta por objetos, fotografias e documentos, destacando cronologicamente suas respectivas datas. De acordo com o presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), autor dos dois projetos, o objetivo da galeria é preservar os acervos da história da Casa, além de homenagear cada um dos parlamentares que fizeram e fazem a história do Parlamento Tocantinense.

Já a condecoração será concedida apenas a 75 parlamentares que passaram pela Assembléia entre a 1ª a 5ª legislaturas. De acordo com o projeto de resolução, só receberão a comenda os deputados que não estão em exercício no legislativo estadual, incluindo ainda os parlamentares que, hoje, exercem mandatos de deputados federais, vereadores, além de prefeitos, governador e vice-governador, que já foram deputados.

O presidente da Casa resume a iniciativa, ressaltando a importância de mostrar para a nova geração e para os visitantes a história de luta e de sonhos de uma geração inteira de políticos tocantinenses que deram sua contribuição na formação política e social do Estado.

Penaforte

Dicom/AL

Tags: Deputados