Ciência & Tecnologia

Firewall

Um firewall serve para proteger o seu computador de tentativas de invasão através da Internet e gerenciar quais programas no seu computador podem acessar os recursos na rede.

Isso se prova útil na prevenção, onde um firewall pode bloquear uma tentativa de invasão do seu sistema ou um worm de atacar o seu computador. Mas firewalls também servem para que certos tipos de trojans não causem muito estrago.

É comum a prática onde um trojan é instalado no seu computador e este se encarrega de instalar outros trojans, muitas vezes mais de 20 trojans podem ser instalados por aquele um. Com um firewall você pode bloquear aquele trojan de acessar a internet para instalar os outros.

Se você não possui um firewall, instale um agora mesmo. Vários firewalls podem ser baixados e instalados sem custo algum. Se não quiser instalar um firewall, pelo ative o que acompanha o Windows XP seguindo estas instruções.

E-mail e mensagem instantânea

Não execute qualquer arquivo que você recebeu por e-mail. Isso inclui supostos “cartões”, anexos e outros arquivos.

Se o e-mail do remetente parece ser de alguém que você conhece e o e-mail possui um arquivo anexado ou algo do tipo, confirme com essa pessoa se ela lhe enviou tais arquivos. Existem pessoas forjando e-mails, utilizando engenharia social para lhe convencer a instalar os programas maliciosos. Se o e-mail lhe pedir para desativar o antivírus, suspeite ainda mais.

Em comunicadores instantâneos, verifique qualquer arquivo que você recebe se você não o esperava. Se você receber um link para um site que pede o download de algum arquivo estranho, confirme com a pessoa se ela lhe enviou este link. Se ela dizer que não enviou o link, provavelmente é porque ela está infectada com algum worm que está enviando mensagens por ela.

É melhor você prevenir os problemas de formas simples como uma verificação dos arquivos que você recebe do que se arrepender por ter sido infectado.

Cuidados com Programas

Tome extremo cuidado com os softwares que você instala. Embora seja uma prática muito comum em softwares P2P, é possível encontrar outros programas — como o popular Add-on Messenger Plus! para o MSN Messenger — que instalam spyware. Tente se informar antes de instalar algum programa e preste muita atenção em todas as opções do programa de instalação. Alguns deles permitem que você selecione se quer ou não instalar o spyware — e essa opção geralmente vem com um ‘Sim’ por padrão, portanto fique atento.

Atualizações do Sistema

Atualizar o seu sistema e seus programas é outro passo importante para conseguir uma segurança maior. Softwares atuais possuem menos bugs que softwares mais antigos e portanto são mais seguros.

Se você utiliza Windows, visite o Windows Update mensalmente para obter as atualizações. Você pode ficar de olho nas notícias aqui do site para saber quando novas falhas forem publicadas e as atualizações estiverem disponíveis. Informação é a sua maior fonte de proteção.

Internet Explorer

Se você tiver a oportunidade de utilizar outro navegador diferente do Internet Explorer, use. Navegadores alternativos como o Firefox e Opera são mais seguros por serem utilizados por um número menor de pessoas e terem atualizações mais seguidas que o Internet Explorer.

Trocar o seu navegador é uma das coisas que mais vai lhe ajudar na segurança do seu computador.

Deixe o Internet Explorer mais seguro

Se mesmo assim você tiver que usar o Internet Explorer, certifique-se que ele está seguro. Depois de abrir o Internet Explorer, clique em Ferramentas » Opções da Internet. Clique na aba Segurança. Certifique-se que Internet está selecionado e clique em Nível Personalizado. Verifique as seguintes configurações e, caso elas estejam configuradas de forma diferente, configure-as da seguinte forma:

• Fazer o download de controles ActiveX assinados

Avisar

• Fazer o download de controles ActiveX não assinados

Avisar

• Inicializar e Executar scripts de controles ActiveX não marcados como seguros

Desativar

Desabilite serviços na sua conexão

Você pode desabilitar o compartilhamento de arquivos na sua conexão com a Internet. Isso faz com que o Windows não escute nas portas do compartilhamento para essa conexão, tornando o seu computador mais seguro.

Clique com o botão direito na sua conexão com a Internet e clique em Propriedades. Na aba Geral, desmarque as caixas próximas ao protocolo:

• Compartilhamento de arquivos e impressora

Clique em OK para aplicar as mudanças e reconecte.

Importante: se você utiliza o computador em uma empresa, escola ou rede interna em uma empresa, provavelmente não é possível desabilitar o serviço, porque a rede precisa dele. Nesse caso também não há problemas porque você está em uma rede interna e não pode ser afetado por worms na Internet. Se você possui uma rede em casa, provavelmente você possui duas placas de rede. Nesse caso o serviço acima deve ser apenas desabilitado na placa que conecta com a Internet.

Redes P2P

Não seja enganado por arquivos falsos em redes P2P. Certos softwares são utilizados como isca para a instalação de diversos tipos de malware. Se você avistar arquivos com a extensão .PIF, .SCR ou .VBS, é bem provável que eles não sejam aquilo que você procura.

O Básico

Não foi mencionado anteriormente, mas você não pode deixar de instalar um antivírus para se proteger. Não precisa ser “o melhor”. Se cada um escolher um antivírus eficiente e diferente, todas as pessoas estarão mais seguras. Todos os antivírus presentes em nossa página de antivírus são dignos de sua confiança e merecem sua atenção. Não instale 2 antivírus ou mais no computador.

Não deixe também de ficar atento aos anúncios de novas vulnerabilidades e sempre busque informações sobre como se proteger. A segurança com o seu computador deve ser uma preocupação contínua, mas algo que não lhe dará dores de cabeça. Você pode conferir as notícias no site Linha Defensiva! Confira a página principal.

Linha Defensiva

Por: Altieres Rohr

Tags: Mundo Digital