Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Cláudio Frascari

O governador Marcelo Miranda foi o patrono da quarta turma do curso de Odontologia da Faculdade Unirg. A solenidade de formatura aconteceu na noite desta quarta-feira, 30, no Ginásio de Esportes da Associação Gurupiense dos Amigos do Basquetebol (Agab), e contou com a presença do secretário de Saúde do Tocantins, Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho, representando o governador.

Em seu pronunciamento, Pacceli parabenizou os 23 formandos e pediu-lhes para que saibam conservar um pouco da essência do ambiente acadêmico na fase de suas vidas que estão iniciando, e que mantenham sempre, no exercício da profissão, o desejo de inovar e de lutar por justiça social.

"Não deixem que os sonhos se percam na estrada. Não deixem que o cotidiano de trabalho sufoque a criatividade", disse o secretário, ressaltando que o Tocantins vive um novo momento em sua história, de democracia e de atenção às necessidades de seus habitantes. "Por isso, nosso Estado precisa de bons profissionais, precisa de inteligência nova, da sensibilidade nova. E o governador Marcelo Miranda está determinado a criar novas oportunidades para cada cidadão, fazendo do Tocantins um Estado melhor para todos", disse.

O secretário também falou de saúde pública, reconhecendo que o setor enfrentou dificuldades, mas manteve seu status de referência para os estados do Norte e Nordeste. Destacou a necessidade do choque de gestão e, mesmo assim, o setor de Saúde conseguiu dar passos significativos, principalmente em Gurupi, com a inauguração do Centro de Hemodiálise, o que possibilitou uma melhor organização desse serviço no Estado.

Pacceli lembrou ainda que, em nível estadual, foram reformadas unidades hospitalares, avançou-se nos serviços médicos de alta complexidade e nos serviços de diagnósticos, além de ter iniciado um processo de reorganização na saúde pública.

No rol das conquistas, o secretário citou ainda a instalação de um mamógrafo, ressonância magnética e hemodinâmica no Hospital Geral de Palmas, o que possibilitou o seu credenciamento para cirurgia cardíaca junto ao Ministério da Saúde. O hospital ganhou também o primeiro laboratório de anatomia patológica do Estado.

"Com a inauguração do Estoque Regulador de Medicamentos, estamos evitando o desabastecimento, a perda e o extravio de remédios. Em 2008 iremos adiante, seguindo um amplo plano de planejamento, onde a sociedade terá uma maior participação na tomada de decisões da saúde pública, com fortalecimento do controle social", finalizou.

Zacarias Martins