Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governo do Estado entrega nesta quinta-feira, 13, às 9h30, em Taquaruçu, o asfaltamento do trecho da rodovia TO-030, que liga o município de Santa Tereza do Tocantins, a 41 km de Palmas, aos distritos de Taquaruçu e Buritirana. A obra será inaugurada pelo governador Marcelo Miranda (PMDB).

O novo trecho tem uma extensão de 45 km e representa um antigo desejo da população, pois melhorou o acesso à região, que é serrana, e vai facilitar também o escoamento da produção rural da região, baseada em agricultura e pecuária. A obra obteve um investimento de R$ 13,1 milhões, com recursos do governo estadual e do banco italiano MCC – Mediocredito Centrale.

Segundo o engenheiro do Dertins – Departamento de Estradas de Rodagem do Tocantins que fiscalizou a obra, Humberto Sardinha, todo trecho conta com sinalização moderna e eficiente para o tráfego, como as tachas birefletivas, inseridas ao longo de todo o trajeto da pista; delineadores nas curvas e defensas metálicas, feitas de aço, nas áreas de aterros e também em pontes.

Em fevereiro de 2008, o governador Marcelo Miranda inaugurou um trecho seqüencial da pavimentação, com extensão de 29 km, entre os municípios de Santa Tereza e Lagoa do Tocantins, onde a rodovia ganha o nome de TO-247.

Somando os dois trechos, são 70 km seqüenciais de pavimentação inaugurados, facilitando o acesso, sobretudo, à região do Jalapão, principal cartão-postal do Tocantins.

Dados técnicos:

Rodovia TO-030

Taquaruçu a Santa Tereza do Tocantins: 45 km

Largura da pista: 7 m, em tratamento superficial duplo;

Largura do Acostamento: 2 x 1,30 m, em tratamento superficial simples

 

Fonte: Secom