Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cláudio Frascari

Foto: Cláudio Frascari

A sessão de quinta-feira passada da Câmara Municipal de Gurupi foi movimentada e contou com um expressivo público para assistir aos trabalhos legislativos. O motivo foi a apreciação do ofício assinado por Divino Allan Siqueira, chefe de gabinete do prefeito João Cruz (PR) pedido de afastamento do prefeito por 30 dias para tratamento de saúde.

João Cruz está internado na UTI do Hospital Aniz Rassi, em Goiânia, desde o dia 25 de março, vitima de uma hemorragia no esôfago e de uma cirurgia no local, que o impede de exercer as funções no momento. Sua recuperação é lenta e segundo os médicos que o assistem, o prefeito continua sedado e respirando por aparelhos.

Após apreciação do plenário, o pedido de afastamento de João Cruz a foi aprovado por unanimidade. Em seguida, o presidente em exercício da Câmara de Gurupi, vereador Cabo Carlos (PT), convidou o vice-prefeito, Alexandre Abdalla, (foto), do mesmo partido de Cruz, para que adentrasse ao Plenário e, após as formalidades legais de praxe, declarou empossado no cargo de prefeito interino, que a princípio, deverá permanecer no cargo até o próximo dia 03 de maio.

Ao fazer uso da palavra já como prefeito interino empossado, Abdalla externou sua preocupação com o estado de saúde de João Cruz e disse que jamais imaginara que assumiria o Executivo gurupiense por esse motivo, pois sua deferência para com o prefeito João Cruz "é de muita amizade e respeito".

Abdalla afirmou ainda que a saúde de João Cruz é um trunfo para alcançar a grande Gurupi que tanto sonhou juntamente com Cruz, ressaltando que "o destino muitas vezes nos prega peças, na maioria delas, desagradáveis e interrompe quase sempre as nossas vontades e os nossos anseios."

Para Abdalla, suceder João Cruz momentaneamente nessas circunstâncias não significa nada sob o ponto de vista político. "Significa, na realidade, a minha devoção, o meu companheirismo, a minha amizade e o meu propósito de estar sempre ao lado do meu amigo e companheiro João Cruz em todos os momentos em que eu puder demonstrar os fortes laços de amizade que nos unem", enfatizou.

Perfil do novo prefeito

Alexandre Tadeu Salomão Abdalla é natural de Ribeirão Preto(SP). Chegou em Gurupi em 1989. Aos 48 anos de idade, casado com Olinda Paulina Abdalla é pai de dois filhos, Paula e Paulo Henrique. Formado em Medicina pela UFAM – Universidade Federal do Amazonas, é mestre em Ginecologia Obstetrícia e professor do curso de Medicina da Faculdade Unirg. Foi Secretário Municipal de Saúde em Gurupi por três vezes e eleito vice-prefeito no pleito de 2004 ao lado de João Cruz.

Resposta

O líder do Partido Democratas na Câmara de Gurupi, vereador Lázaro Ribeiro, disse que era preciso dar uma resposta rápida ao munícipes, e isso foi feito quando foi aprovado o pedido de licença do prefeito João Cruz por um período de 30 dias. "Até o fim desse prazo, acreditamos que João Cruz estará reabilitado para dar seqüência ao seu arrojado programa de governo que tantos benefícios têm trazidos a Gurupi. De nossa parte, continuaremos intensificando nossas orações, pedindo ao Criador do Universo o pronto-restabelecimento de João Cruz o mais breve possível", finalizou.

Zacarias Martins