Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou os primeiros termos de doação dos kit telecentros comunitários para inclusão digital dos municípios do Tocantins. Para a cerimônia foram convidados os 52 prefeitos dos municípios contemplados e o senador João Ribeiro (PR). Os kits serão instalados até junho.

Todos os 139 municípios do Tocantins receberão os kits, num projeto do ministério, para universalizar o acesso à informação e tecnologia com prioridade às escolas públicas. O telecentro comunitário é o local onde haverá computadores para o uso gratuito da comunicade.

Em todo o Brasil quase cinco mil prefeituras se cadastraram no site do ministério para ter os telecentros comunitários, requisito básico receberem os kits. O ministério vai continuar cadastrando até atingir todos os 5.565 municípios do Brasil. No ano passado as prefeituras podiam se inscrever para receber apenas um telecentro, mas o ministério disse que deve ampliar o programa este ano.

Os telecentros terão um servidor de informática, 10 computadores, 1 central de monitoramento com uma câmara de vídeo de segurança, 1 roteador wireless, 11 estabilizadores, 1 impressora a laser com mesa, 1 projetor multimídia (data show), 21 cadeiras, 1 mesa para o professor, 11 mesas para computador e 1 armário baixo. A conexão com a internet será em alta velocidade e haverá serviços de telefonia via VoIP e IPTV, que permitem, por exemplo, a veiculação de programas como a TV Escola, a telemedicina, a realização de cursos profissionalizantes, entre outros.

Da redação com informações Ascom sen. João Ribeiro