Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O convite para o Secretário de Juventude partiu da coordenadora do Fórum Interno do Instituto Votorantim e uma das responsáveis pela publicação do Projeto Onda Jovem - revista e portal da internet, dirigidos ao público jovem, Fátima Falcão, que recentemente esteve no Tocantins, participando da 1ª Conferência Estadual da Juventude. O encontro vai acontecer em São Paulo, no próximo dia 22/04, terça-feira. O evento, que é realizado mensalmente, sabatina autoridades e gestores ligados à juventude sobre projetos desenvolvidos em âmbito regional e nacional.

Ayres enfocará, a partir da sua experiência como Secretário de Juventude do Tocantins e como presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Juventude, a dinâmica e o panorama da gestão pública de juventude no Brasil e as entidades representativas em nível federal, bem como um histórico da sua constituição.

Temas como a evolução do processo de institucionalização da política pública de juventude (criação de órgãos representativos em níveis estadual e

municipal), o papel do Fórum Nacional de Secretários Gestores Estaduais de Juventude, passando pela formação dos gestores e a avaliação do grau de sensibilização do poder público para a necessidade de políticas e programas públicos que atendam às demandas locais da juventude serão levantados.

Segundo Ayres, o convite veio em bom momento. "A oportunidade de mostrarmos para o maior conglomerado da indústria de cimento do país o que está sendo feito para a juventude do nosso Estado; dos programas e projetos que gerenciamos e das iniciativas de levarmos dias melhores a esta clientela, muito nos honra. Este é um sinal claro de que estamos na direção certa", disse.

Fátima que veio fazer a cobertura do evento para a revista Onda Jovem visitou os diversos Grupos de Trabalho instalados. Ela declarou ter ficado bastante satisfeita com o que viu. "A conferência aqui no Tocantins foi rica nas discussões das demandas apresentadas e na participação ativa dos jovens. A organização do evento esteve impecável. Gostei muito", frisou.

Responsabilidade social

Objetivando incentivar as empresas do Grupo Votorantim a incorporar a prática da RSC – Responsabilidade Social Corporativa, o Instituto Votorantim tem como foco o jovem por causa da sua grande capacidade de transformação social. Apóia também projetos culturais de efetiva participação pública e que ampliem o acesso da população às manifestações artísticas das mais diversas áreas culturais. Mais de 180 municípios de 16 estados já foram beneficiados com essas ações.

No Tocantins o Grupo está construindo uma fábrica de cimento no município de Xambioá, extremo norte do estado, com capacidade de produção de 2,2 mil toneladas ao dia. A obra deve ser inaugurada em meados do próximo ano, com previsão de faturamento de mais de R$ 180 milhões/ano o que representa mais de 3% do PIB- Produto Interno Bruto do Tocantins.

Fonte: Ascom Sejuv