Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), acompanhado do Presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Danilo Bastos Forte, do vice-governador, Paulo Sidnei (PPS), do Senador Leomar Quintanilha (PMDB), do deputado federal, Osvaldo Reis (PMDB) do Coordenador Regional da Funasa no Tocantins, João dos Reis Ribeiro Barros, além de autoridades locais e secretários de Estado, inaugurou nesta sexta-feira, dia 11, às 11h da manhã, no Distrito de Nova Pinheirópolis, em Porto Nacional, as obras do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Distrito.

O presidente da Funasa, Danilo Bastos Forte, foi recepcionado pelo prefeito e comitiva no aeroporto de Porto Nacional, de onde seguiram para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Pinheirópoilis. No local foi descerrada a placa e visitadas as obras da ETE. Em seguida, a comitiva se deslocou para o Colégio Estadual Alfredo Nasser, em Nova Pinheirópolis, onde estão acontecendo a ações do Prefeitura com Você, um programa da Prefeitura de Porto Nacional queleva à população uma série de série de atendimentos nas áreas de saúde, ação social, educação, esporte e cultura.

Na ocasião o prefeito Paulo Mourão disse que as obras de asfalto e esgoto estão chegando em diversos pontos da cidade e nos distritos de Nova Pinheirópolis e Luzimangues. “A População de Porto Nacional está presenciando uma grande transformação jamais vista na história do município. É o desenvolvimento, a infra-estrutura chegando para os moradores. Esgoto é uma das obras mais caras e que poucos políticos têm a preocupação de fazer, por não ser visível, pois ficam enterradas sob as ruas da cidade, mas nós sabemos da importância e do benefício que essas obras trazem, principalmente porque é refletida na saúde da população, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida, assim como preservando também os rios e mananciais”, afirmou .

O presidente da Funasa, Danilo Bastos Forte, destacou o trabalho que o prefeito Paulo Mourão tem feito em Porto Nacional e falou que poucos municípios têm esse privilégio que Porto está tendo ao ser beneficiada com obras de saneamento básico. “A partir daí a população vai sentir a diferença, com as obras de saneamento básico a saúde pública melhora e as pessoas passam a viver melhor”, ressaltou. Danilo elogiou a administração petista de Mourão. “Temos investido em diversas obras de esgoto, saneamento e construção de banheiros, em parceria com a Prefeitura de Porto Nacional e mais recursos estão previstos para o município. Só tenho a parabenizar a gestão competente do prefeito Paulo Mourão”, disse Danilo.

Ordens de serviço

Na ocasião, foram assinadas as Ordens de Serviços para a construção de uma Ciclovia de 6.960 metros ligando Porto Nacional à Nova Pinheirópolis, pavimentação asfáltica de mais de 12 mil metros quadrados no Setor, ampliação do sistema de abastecimento de água, além da reforma do Centro de Educação Infantil Osvaldo Aires da Silva

Esgoto

As obras de esgoto inauguradas fazem parte de um convênio com o Ministério da Saúde/FUNASA com contrapartida da Prefeitura de Porto Nacional, no valor de mais R$ R$ 1.200 milhões. A rede de esgoto do Distrito alcança aproximadamente de 7,2 Km, beneficiando cerca de 380 famílias. Todos os dejetos coletados em Nova Pinheirópolis serão direcionados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Distrito que tem capacidade de operação de 30 anos podendo atender duas mil famílias.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional