Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Mais de 70 mil toneladas de soja. Este foi o volume do primeiro embarque de soja do ano, referente à safra 2007/2008, realizado no Píer II da Vale, no Porto do Itaqui, no dia 4 deste mês. O volume, vindo do interior do Maranhão e de Tocantins, foi feito no navio Iron Lindrew, que seguiu com destino a Portugal.

O volume registrado do início deste mês até sexta-feira última foi de três carretas e 18 trens com 80 vagões em cada composição. A previsão é de que o segundo embarque do ano aconteça no próximo dia 23. Ano passado, neste período, o volume total embarcado foi de 63.117 toneladas. A previsão total de embarque para este ano é de 1,7 milhão de toneladas de soja.

Em 2007, o volume de grãos e farelo de soja embarcado pelo Píer II chegou a 1,5 milhão de toneladas. Deste total, 162,7 mil toneladas chegaram ao Porto da Vale em caminhões (10%) e 1,4 milhão chegaram em vagões (90%) pelas ferrovias Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Os países que mais demandaram soja foram a China, seguida de Portugal e, em terceiro lugar, ficaram a Bélgica e a Espanha. “Outros países como a Nigéria, Itália, Holanda e França também são grandes consumidores da soja brasileira, inclusive a do Maranhão”, complementa o gerente comercial de Logística da Vale, Evaldo Barbosa.

Operação

O Terminal Portuário da Vale possui seis silos de estocagem de grãos com capacidade estática de 165 mil toneladas. Para rodar o sistema de transporte e embarque de soja, é necessária, além de equipamentos modernos, a dedicação de 347 profissionais qualificados em diversas áreas, como programadores, operadores de instalações e de carregadores de navios, inspetores de embarque, agentes de limpeza industrial, técnicos eletroeletrônico e mecânico, além de analistas, supervisores e engenheiros ferroviários da Vale e contratados.

Cerca de 90% dos grãos são transportados em 249 vagões dos tipos graneleiro e hopper com capota, que circulam na EFC. Do total da safra anual de soja, 87% vêm do sul do Maranhão, 10% do Piauí e 3% do Tocantins.

Da redação com informações  O Estado do Maranhão