Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça, dia 6, Projeto de Lei 189, de 2007, da senadora Kátia Abreu, que cria a Universidade Federal do Vale do Araguaia. A Universidade, pelo projeto aprovado, terá sede em Araguatins e será denominada de UFEVAR.

O projeto agora segue para a Câmara dos Deputados, onde a senadora Kátia Abreu acredita que também será aprovado, em função de sua importância para o Estado do Tocantins e especialmente para a região do Bico do Papagaio.

A aprovação do projeto teve o empenho especial do senador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, que é presidente da Comissão de Educação do Senado Federal. O projeto sofreu apenas uma emenda, para mudança de nome, já que o nome inicial, UNIVAR já denomina uma instituição no País. A emenda modificou o nome da nova universidade no Tocantins para UFEVAR.

Na sua justificativa para o projeto, a senadora Kátia Abreu explicou que o município de Araguatins, onde se propõe instalar a Universidade do Vale Araguaia (UFEVAR), é o maior dentre os 25 municípios tocantinenses que integram a região do Bico do Papagaio, cujo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é um dos menores do Estado. A população da região está estimada em 198.388 habitantes (IBGE-2006), e sua área total é de 15.767,856 km².

Kátia Abreu informa que a enorme distância entre os municípios da região Norte do Tocantins dificulta o acesso dos jovens que terminam o Ensino Médio à Universidade Federal do Tocantins (UFT), cujo campus avançado mais próximo da região está situado no município de Tocantinópolis, a 576 quilômetros da Capital, Palmas.

Ainda segundo a senadora na sua justificativa, o município de Araguatins, distante 104 quilômetros de Tocantinópolis, está estrategicamente situado na região do Bico do Papagaio de modo a atender, de maneira mais acessível, aos estudantes moradores dos municípios vizinhos, inclusive aqueles situados na mesorregião do Bico do Papagaio que abrange outros 25 municípios do Pará e 16 do Maranhão.

Fonte: Assessoria de Imprensa da sen. Kátia Abreu