Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Mais de mil produtores rurais palmenses poderão ter acesso a novas técnicas agrícolas durante a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, graças à mobilização feita pela Prefeitura de Palmas, que vai viabilizar transporte e alimentação para o grupo durante o evento. A abertura oficial da Agrotins acontece nesta quarta-feira, 7, a partir das 9 horas, no Centro Agrotecnológico (Rodovia TO – 050 km 23) e contará com a presença do prefeito Raul Filho e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, dentre outras autoridades.

Além da mobilização junto aos agricultores da Capital, a secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural – Sagri colocou à disposição dos visitantes uma unidade demonstrativa com mais de 8 mil m2, em que serão apresentadas técnicas agrícolas inovadoras. Uma das novidades é a "ferti-irrigação", procedimento em que os fertilizantes e a água são jogados na cultura ao mesmo tempo, gerando assim economia e uniformidade na plantação. Outra inovação é a utilização do "much", um plástico que conserva a umidade da planta e evita a proximidade de fungos.

Durante a Agrotins, a Sagri também irá disponibilizar três profissionais para atendimento dos visitantes e um estande para divulgação das ações da Prefeitura de Palmas no setor. O secretário de Agricultura, Clemente Barros, analisa que a participação na feira irá possibilitar a expansão do conhecimento técnico dos produtores palmenses. "Verificar a tecnologia produzida nos últimos anos poderá expandir o conhecimento e gerar o crescimento de produções e renda aos nossos agricultores", ressalta.

Também no estande da Prefeitura de Palmas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentará as realizações da classe empresarial de Palmas. A Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins vai até o dia 10, sábado, e a visitação é aberta ao público.

 

Fonte: Ascop