Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Numa Iniciativa da AGL - Academia Gurupiense de Letras, o poeta José de Ribamar Alves dos Santos fará uma série de palestras em escolas públicas de Gurupi, divulgando a literatura de cordel e incentivando o hábito da leitura, bem como, a produção textual. Na oportunidade, o poeta fará mais um lançamento de seus livros de cordel, intitulados de "O Valente Mercador", "Serjão Cachoeira – O Herói de Santo Reis" e "O Empregado e o Salário".

Agenda

Na próxima quarta-feira, dia 14, o poeta tem agenda cheia. Às 10 da manhã, se apresenta na Escola Conveniada Bezerra de Menezes. às 14 horas, será a vez dos alunos da Escola Municipal Lenival Correia conhecer um pouco mais da produção literário do poeta. A escola fica no setor Alto da Boa Vista. Já às 15h30min, José de Ribamar estará na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, localizada no Setor Sol Nascente. E finalizando a série de apresentações, à noite, a partir das 19 horas, o poeta estará na Escola Estadual Francisco Henrique de Santana.

Na quinta-feira, dia 15, José de Ribamar, atendendo convite da Diretoria Regional de Ensino de Gurupi, participa do Café Literário, no 4º Salão do Livro do Tocantins, em Palmas, lançando seus livros de cordel a partir das 19h30.

Perfil do autor

Tocantinense de Dueré, J. Ribamar dos Santos há muitos anos reside em Gurupi. É titular da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 01. Sua estréia oficial no mundo das letras aconteceu em meados de 1998, quando teve trabalhos publicados no "Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi". Também participou do Anuário nas edições de 1999, 2000 e 2004. Seu primeiro livro individual "A Rosa de Ouro & Outros Poemas" , foi publicado em 2003. Nesse mesmo ano integrou as antologias "Anuário de Escritores", "Talentos de um novo tempo" e "Diário do Escritor". Participou, ainda, das antologias literárias "Palavras de Amor" e "Prêmio Anchieta de Poesia", ambas em 2000. Já em 2001, participou da antologia "E por falar em amor...". Em 2002, foi alvo de substanciosa matéria publicada na revista " Almanaque Cultural do Tocantins", órgão de divulgação da Fundação Cultural do Tocantins. Em 2004, teve trabalhos publicados na antologia "Além das Palavras" e publicou o seu segundo livro individual de poemas, intitulado "Alma de Penas". Em 2006 marcou presença na antologia " Amar é tão bom" e conquistou menção honrosa no IX Prêmio Missões, do Rio Grande do Sul, tendo participado de uma antologia reunindo os trabalhos que mais se destacaram nesse prêmio. Em 2007, Com o poema "Soneto da ilusão", participou da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – Volume 31, lançada pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro.

 

Zacarias Martins