Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Ricardo Aires 3º e/d prestigiou o congresso -  Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Comunista Adriano também prestigiou o evento - Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Herlan Torres pré-candidato do PT em Miracema discursa durante o evento - Foto - Umberto Salvador Coelho

O Congresso estadual da juventude petista encerrou neste domingo, marcado por debates e grande liberdade nos pronunciamentos da nova geração que o partido vem formando. Entre as atividades do último dia, os presentes ao evento puderam acompanhar a palestra “O Partido dos Trabalhadores e a juventude”, proferida pelo deputado federal José Genoino.

Genoino disse em sua apresentação que tinha a idade dos jovens presentes no Congresso quando veio para o Araguaia participar do movimento de luta armada contra a ditadura. Segundo ele sua geração foi revolucionária e tinha por objetivo quebrar a ordem a partir de 1968, mas foi derrotada por um estado autoritário.

O deputado lembrou que os 5 anos que passou na prisão foram importantes para uma reflexão sobre o processo político no Brasil. Ele disse que entendeu que para mudar as injustiças não necessariamente teria que ser pela luta armada, mas principalmente pela via política, “você entra no estado para mudar a ordem”. Segundo ele foi isto que aconteceu com a chegada do PT ao poder, “um processo de revolução sem armas”.

Genoino disse que a estrutura política conservadora não permitiria que alguns dos que estavam presentes pudessem ser prefeitos ou vereadores, pois é excludente e não permite que as minorias cheguem ao poder. “O PT é que permitiu isto”, disse.

O deputado ainda fez considerações sobre os efeitos negativos da política neoliberal na economia e falou também de questões como a reforma política e o financiamento de campanha, o qual se disse a favor que se torne público, “enquanto houver financiamento privado vai haver promiscuidade e caixa dois”, disse.

Outro tema que o deputado destacou foi a área da comunicação, ele disse que o PT tem que ter um sistema alternativo, via sites, blog’s e pequenos jornais para poder fazer frente aos grandes meios de comunicação. Ele lembrou que sofreu dois tipos de tortura, uma do regime autoritário e outra que ele chamou de pós-moderna, que sofreu em 2005 na grande imprensa.

Donizeti Nogueira

Em sua fala o presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, disse que era um marco histórico o encontro de Genoino com jovens que vivem em uma região em que o parlamentar petista viveu e foi perseguido, “é um momento de todos os jovens que estão aqui refletirem sobre este momento”, sugeriu.

Nogueira também disse que não pode existir distanciamento entre a nova geração que está se construindo no partido e a “geração que trouxe o partido até aqui”. Para Nogueira a juventude precisa ganhar a confiança dos mais velhos e manter acesa a chama do sonho e a determinação.

Ele citou o exemplo dos que trouxeram o partido até aqui e disse que sempre enfrentaram as dificuldades ao fazer longas viagens de ônibus e caminhadas, como no caso dos trabalhadores rurais na luta por seus direitos. Nogueira disse que para fazer parte do PT é preciso ter um componente de indignação contra as injustiças, “é preciso ter paixão”, arrematou.

Formação política

Donizeti Nogueira informou que a partir de setembro o partido fará um curso de formação política para os jovens petistas. Segundo ele é preciso preparar uma nova geração de dirigentes do PT.

 

Umberto Salvador Coelho