Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Terminou há pouco, por volta das 21h desta quinta-feira, 19, no Palácio Araguaia, a reunião entre o governador Marcelo Miranda (PMDB) e correligionários, para tratar das articulações em torno do nome que o governo deverá apoiar para as eleições de outubro em Palmas.

Participaram da reunião o pré-candidato a prefeito de Palmas pelo PMDB, deputado estadual Eli Borges, seu assessor e irmão, Joel Borges, o ex-deputado estadual José Augusto Pugliese, o deputado estadual Junior Coimbra, o presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim, o deputado federal Moisés Avelino e o secretário estadual de Governo, Manoel Bueno.

Segundo o deputado Moises Avelino, na reunião o governador pediu para que Eli Borges refletisse nos próximos 2 dias a possível retirada de sua candidatura, mas Borges ponderou dizendo que irá para a convenção no domingo, 22.

Avelino disse que cada um fez suas ponderações e o governador pregou a unidade em torno do nome que está na frente nas pesquisas. Segundo ele, o governador disse que a divisão poderá trazer dificuldades, pois poderá haver dois palanques, o do governo e de Eli Borges. Ainda segundo Avelino, o governador deve decidir na quarta-feira, 25, qual será o seu candidato.

Perguntado se haveria ainda chance, diante da resistência de Eli Borges em compor com a candidata democrata Nilmar Ruiz, do PMDB vir a apoiar a candidatura do petista Raul Filho, da coligação frente popular, o deputado Avelino disse que acha muito difícil. “Não sei os companheiros de partido porque cada um pensa diferente, quanto a mim não vejo nenhuma chance do prefeito voltar a me procurar, já conversamos”. O deputado fez questão de ressaltar que este era um posicionamento pessoal e não do partido.

Eli Borges

Eli saiu da reunião antes dos outros participantes, por volta das 20h:40min, sem falar com a imprensa. Coube ao assessor e irmão Joel Borges esclarecer a versão deles da reunião com exclusividade ao Conexão Tocantins.

Segundo Joel Borges, Eli apresentou ao governador uma pesquisa recente feita pelo partido, que mostra que sua candidatura vem crescendo e já se encontra com 12,9% de intenção de votos.

Joel disse que Eli ponderou na reunião o que já vem dizendo a mais tempo, que devem ser considerados três fatores na pesquisa: a intenção de voto, a curva de crescimento e a rejeição.

Apoio do partido

Joel afirmou que todos os participantes da reunião disseram que querem Eli Borges, entretanto, disse, que tem consciência que se o governador decidir por outro nome alguns devem acompanhá-lo. Ele também afirmou que o deputado federal e presidente regional do PMDB, Osvaldo Reis, apóia a candidatura do irmão e que hoje à tarde se falaram por telefone e Reis ratificou o apoio.

 

Umberto Salvador Coelho