Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Entidade que atua ativamente em Gurupi, a Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, promove durante todo o dia deste sábado, 21, um curso de capacitação para 30 novas líderes voluntárias. O curso será ministrado pelas voluntárias Marivânia Martins Pereira, Veraneide Moura de Melo e Clary Labbé, todas coordenadoras da Pastoral em Gurupi.

A Pastoral da Criança iniciou suas atividades na cidade de Gurupi em meados de 1992, por iniciativa da irmã Lourdes Mariotto e Clary Labbé. Funcionava na residência das irmãs no Setor Vila Íris e atendia também os bairros Nova Fronteira, Jardim Guanabara e Novo Horizonte. Contava apenas com oito voluntárias. Hoje, a entidade ampliou sua atuação para outros bairros da cidade e atende cerca de duas mil crianças. Conta com 123 voluntárias e está recebendo o reforço de mais outras 30 que participarão da capacitação no sábado.

A Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade humana e na partilha do saber. O objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o tecido social e a integração entre a família e a comunidade.

A principal característica da Pastoral da Criança é a sua rede de solidariedade, formada por mais de 250 mil voluntários, que atuam em nível comunitário, e que dão sustentação à instituição.

De acordo com Clary Labbé, o voluntário da Pastoral da Criança realiza mais do que um trabalho junto às famílias que acompanha: ele tem uma missão de Fé e Vida, de fraternidade cristã, de amor e de co-responsabilidade social.

 

Zacarias Martins