Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho

O espaço cultural ficou completamente tomado nesta segunda-feira, 30, para a convenção da Coligação Força Popular (PPS, PT, PSB, PDT, PC do B, PRB, PTC e PHS). A partir das 15 horas o local já tinha uma grande concentração de populares e vários grupos continuavam chegando de todas as partes da grande praça do espaço.

Raul Filho e Edna chegaram às 17h:30min carregados pelo povo que os conduziu até o palanque. Diante de uma militância entusiasmada os discursos se sucederam. Deocleciano Gomes ex-secretário municipal de Assistência Social de Palmas e candidato a vereador disse que a “roda história tem que girar para frente para o futuro” e afirmou que o PPS está com Raul.

O presidente do diretório metropolitano do PCdoB, Elvio Quirino, disse que gostaria de parabenizar Raul por ser aberto a dialogar com a população e com os partidos. Ele lembrou que Palmas possui o melhor salário educação do País.

O discurso mais caloroso coube ao vereador Vanderlei Barbosa (PSB). Ele lembrou as obras do prefeito como a duplicação da Teotônio Segurado e as Escolas de Tempo Integral e disse que passou por vários governos e nunca participou de um “governo que respeita tanto os funcionários e as pessoas”. Vanderlei convocou a todos para que não tenham vergonha de colar os nomes de Raul e Edna nos veículos porque eles serão o prefeito e vice-prefeita da capital em 2009.

O tema central dos discursos da maioria dos oradores foi em torno de olhar para o futuro e não voltar ao passado. A primeira-dama e deputada estadual Solange Duailibe disse que a eleição de Raul é a garantia do fim do carro-pipa. Segundo a deputada só quem não “enxerga direito não vê que Raul Filho foi o prefeito que mais realizou obras na cidade”. Ela disse que durante a vinda para o Espaço Cultural pode sentir nas ruas e nas praças o sentimento popular e arrematou “não podemos voltar ao passado”.

Edna Agnolin

Edna Agnolin agradeceu ao PDT e aos partidos da Força Popular que a escolheram como candidata a vice-prefeita e disse que queria fazer um agradecimento especial aos companheiros da Câmara “porque sei que tem outro lugar me esperando na prefeitura”. Edna pediu para que todos fizessem a dobradinha, votando em Raul e Edna e também nos vereadores da Força Popular.

Segundo Edna, Raul Filho terá duas mulheres na prefeitura o ajudando; uma loira e uma morena “vamos criar a maior frente feminina de Palmas”. Ela arrematou dizendo que muitas vezes as mulheres votaram atendendo pedidos dos maridos e que agora é a hora delas pedirem aos maridos o voto.

Edna ainda disse que junto com Raul vai implantar o maior pólo de confecção do estado em Palmas e concluiu seu discurso conclamando para que se fizesse uma campanha “sem ódio no coração, mas com muita coragem”.

Raul Filho

Anunciado ao som da música "vai dar tudo certo", Raul iniciou seu discurso fazendo uma retrospectiva. Ele lembrou que há 3 anos Edna compareceu em seu gabinete e disse que estava percebendo as dificuldades do governo e que se colocava à disposição como uma companheira para ajudar.

Em sua fala o prefeito procurou agradecer “o companheiro Ângelo (Agnolin) que por outros motivos não esta presente, mas está de espírito”.

Raul disse que Palmas depois das dificuldades iniciais no primeiro ano por ter encontrado a cidade abandonada, está pronta para o crescimento social. Segundo Raul quando assumiu, a prefeitura não tinha nenhum projeto e ele teve de começar do zero.

Na área da educação Raul disse que procurou olhar o segmento com muito carinho “não precisei ser professor para entender a necessidade de uma educação de qualidade”. Segundo ele o único caminho que pode levar o homem ao desenvolvimento é a educação. Para Raul a grande obra do seu governo é a valorização do ser humano, “uma obra silenciosa”.

Gargalos

O prefeito disse que sabe dos gargalos que a administração tem, mas disse que tem um grande programa, e que o transporte coletivo será reconhecido como uma revolução. Raul disse que sua administração teve a coragem de enfrentar o problema e que hoje o bilhete eletrônico de Palmas é o mais barato do Brasil. Ainda segundo ele, no início da implantação do atual sistema de transporte coletivo, 35 mil usuários utilizavam o sistema, hoje são mais de 50 mil.

Respaldo

Raul Filho disse que quer ser reeleito não por proteção pessoal, mas por reconhecimento. Ele disse que sua candidatura é respaldada pela vontade do povo. Ciente da dura disputa que se aproxima, Raul disse que “quando não há perigo na luta não há glória no triunfo”.

Lideranças

Marcaram presença líderes de partidos da base política do prefeito; os vereadores Damaso (PDT), Wanderlei Barbosa (PSB), Jucelino Rodrigues (PRB), Ivori de Lira (PT); os candidatos a vereador, Márcia Barbosa, Milton Neris, Mauro Mota, Deocleciano Gomes e o pastor Claudemir; a deputada estadual Solange Dualibe PT); João Telmo Valduga, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e que é também secretário geral do PDT regional.

 

Umberto Salvador Coelho