Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Porto Nacional terá no início da segunda quinzena do mês de agosto um pólo da UAB - Universidade Aberta do Brasil. O prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), e o secretário Municipal de Educação de Porto Nacional Erialdo Augusto Pereira, assinaram na manhã desta terça-feira, dia 29, o Termo de Compromisso de Implantação do Pólo da Universidade Aberta do Brasil entre o MEC - Ministério da Educação a SECT – Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Prefeitura do município.

Segundo o prefeito Paulo Mourão com este pólo da Universidade Aberta os jovens e adultos de baixa renda de Porto Nacional terão mais uma opção de educação gratuita, para conquistar um diploma de nível superior e “assim crescer na vida”, destacou.

A Coordenadora de Educação Superior da SECT, Maria Fernandes Varanda Carneiro, disse que foram pré-selecionados no segundo edital, mais oito municípios para dar continuidade ao programa. “Porto Nacional dentro desse novo processo, será o primeiro município a implantar o pólo da UAB. Fizemos um levantamento das demandas de cursos de acordo com a vocação da região e encaminhamos as sugestões para o MEC que definirá quais serão os cursos de graduação e pós-graduação a serem implantados em Porto”, ressaltou.

O Pólo de Porto Nacional funcionará na parte superior do prédio do Centro Profissionalizante do Senai, através de uma parceria entre Prefeitura, SECT e UFT – Universidade Federal do Tocantins. A universidade terá 30 computadores aonde os alunos assistirão às aulas na modalidade à distância. A previsão é que o vestibular aconteça no final do mês de agosto.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB foi instituído pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), através do Decreto Nº. 5.800 de 8 de junho de 2006, e tem como objetivo expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, através da modalidade da educação a distância.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações da Ascom Prefeitura de Porto Nacional