Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Milena Botelho

Foto: Milena Botelho

Para mais de 26 mil estudantes do Tocantins a tarde do domingo, 31, foi de muita atenção e dedicação, para resolver as questões das provas do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.

O estudante Warniel Souza Mendes, 19 anos, que está concluindo o terceiro ano, no CEM Castro Alves, de Palmas, chegou cedo ao local de prova. Ansioso, o aluno diz que a prova do Enem vai avaliar seus conhecimentos. “Hoje, terei a oportunidade de testar o que estudei e aprendi durante anos”, justifica ele, lembrando do tempo que se dedicou para a realização da prova.

Já Thays Alves Machado, 16 anos, também aluna do 3º ano, além de adquirir experiência para as provas do vestibular, ela quer tirar uma boa nota no exame para garantir uma vaga na universidade. “Estou pensando no vestibular. Preciso de uma boa média para entrar na faculdade”, explica a estudante.

A diretora de Ensino Médio da Seduc – Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins, Luzia América Gama, acompanhou a tarde de provas no CEM de Palmas. Na ocasião ela comentou sobre a expectativa da avaliação este ano. “Desde o início do ano, várias escolas da rede pública de ensino vêm desenvolvendo atividades extras com os alunos para o Enem. Notamos também que os nossos alunos estão mais comprometidos com o exame. Com todo este esforço, esperamos que os resultados melhorem e que mais alunos ingressem no ensino superior”, diz a diretora.

O Enem, que foi criado pelo MEC - Ministério da Educação para avaliar o desempenho dos alunos e das escolas públicas e privadas, contou com 63 questões de múltipla escolha e uma redação sobre o meio ambiente.

Avaliação voluntária

O exame é uma avaliação voluntária destinada a alunos que já concluíram ou que estejam concluindo o ensino médio. Atualmente, cerca de 500 instituições de ensino superior utilizam o Enem como critério de seleção de alunos.

Outro atrativo é o ProUni - Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudo em faculdades particulares a estudantes de baixa renda que tenham feito, no mínimo, 45 pontos no Enem.

Para conferir o gabarito das provas, consulte o site www.inep.gov.br

 

Fonte: Secom