Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Núbia Dias

O debate entre os candidatos à prefeitura de Palmas realizado na Câmara de Vereadores pela ASPECTO - Associação das Pequenas e Médias Empresas de Comunicação do Estado do Tocantins - nesta quinta-feira, 25, à noite, teve como grande destaque o candidato Tasso Antônio, do PMN. O evento foi aberto pelo presidente da associação, Salomão Wenceslau, que lembrou que a entidade tem 22 filiados entre jornais, portais e “programas independentes”.

O debate foi moderado pelo jornalista Cleber Toledo que leu ofício encaminhado pela coligação Força do Povo, justificando a ausência do candidato petista, Raul Filho, que não pôde comparecer, segundo o comunicado, por motivo de compromissos agendados anteriormente.

O primeiro bloco foi reservado para as apresentações dos quatro candidatos presentes; Tasso Antônio (PMN), Getúlio Vargas (PT do B), Marcelo Lelis (PV) e Nilmar Ruiz (DEM). Lelis disse que depois de 16 anos de vida pública se acha completamente preparado para administrar a cidade “inclusive reforçando o plano habitacional que vem sendo feito”.

Nilmar preferiu na apresentação agradecer o povo de Palmas pelo mandato de deputada e disse que está preparada para fazer Palmas “dar um grande salto”, por ter mais experiência do que na oportunidade que governou.

O segundo bloco foi reservado às indagações dos jornalistas. O apresentador Nogueira Junior disse que debate é para quem tem “coragem de comparecer e não para covardes” - fazendo referência à ausência do petista Raul Filho - e perguntou o que fazer para que a cidade não seja exposta na mídia com atos de corrupção.

Nilmar Ruiz que está na lista de investigados do supremo Tribunal Federal (STF), porque estaria envolvida em fraude em licitação pública foi a sorteada para responder e disse que durante o período em que foi prefeita de Palmas, as notícias nas revistas nacionais sobre a capital sempre foram focadas nas potencialidades e belezas da cidade e disse que “corrupção é uma coisa que deve ser banida do Brasil”.

Os candidatos também responderam à indagação de Juliana Freitas do jornal o Girassol sobre quais seriam os incentivos fiscais que os candidatos teriam como proposta para atrair mais investimentos para a capital. Getúlio disse que iria ajudar as indústrias de confecção com incentivos fiscais, “mas sem paternalismos”, frisou. Lelis fugiu da resposta e preferiu dizer que iria fazer uma mudança radical no sistema de transporte da cidade. Nilmar afirmou que “a aliança entre Estado e Prefeitura vai ajudar muito” e completou dizendo que vai “impedir” as feiras que vem de fora. Tasso Antônio também disse que irá combater a feira da moda e afirmou que o aquecimento da economia virá com investimento em turismo.

Demissão de funcionários e transporte

Respondendo ao candidato Tasso Antônio, que perguntou se Lelis poderia aproveitar alguma iniciativa da gestão Nilmar, ele disse que poderia aproveitar o transporte gratuito aos domingos e o Cartão Rural, mas não “faria de forma alguma a demissão de funcionários”. Tasso disse que vai manter os atuais preços da tarifa mas vai ouvir os usuários para fazer mudanças no sistema.

Getúlio Vargas afirmou que o transporte que Nilmar propõe fazer como o metrô bala “é uma proposta sem pé nem cabeça que vai prejudicar o empresariado”.

Leilão da educação

O candidato do PT do B também criticou o que chamou de “leilão da educação” que Lelis e Nilmar vem fazendo nos programas eleitorais gratuitos ao propor que as pessoas que estejam na escola, ou em programas profissionalizantes, sejam remunerados e disse “só não dou cinqüenta e um (reais) porque sei que não há possibilidade para isto”, alfinetou.

Pesquisas

O candidato Tasso respondendo ao jornalista Clediston Anselmo da Redesat sobre as pesquisas que vem sendo apresentadas com números diversos para cada instituto, disse que “a partir da semana que vem as pesquisas serão de hora em hora” e lembrou que as pesquisas influenciam o eleitorado menos consciente e por isto elas são “tão valorizadas aqui e em todo o estado”.

 

Umberto Salvador Coelho