Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Ruraltins Barraginhas são alternativa para combater a seca Barraginhas são alternativa para combater a seca

Nesta quinta-feira, 9, o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, promove o 1° Dia de Campo Barraginha. O evento acontece em Conceição do Tocantins, localizada a 294km de Palmas, a partir das 8h30, e espera reunir 500 participantes.

O dia de campo será realizado na Comunidade Quilombola Água Branca, onde moram 150 pessoas, distante 18km da sede de Conceição. Na programação, estão previstas palestras com Luciano Cordoval, da Embrapa de Sete Lagoas, que falará sobre o Projeto Barraginhas e a forma de executá-lo. Os presentes assistirão também a construção, na prática, de uma unidade.

De outubro a janeiro, o Ruraltins instalará pelo menos 500 barraginhas em todas as cidades da região Sudeste do Tocantins, a mais castigada pela seca. No total, serão, cerca de, 2500 agricultores familiares beneficiados.

Entenda

O objetivo das barraginhas é a retenção das águas das chuvas, o que provoca uma carga e descarga ocasionada pela infiltração. Essa descarga abastece o lençol freático, provocando a elevação do mesmo, o que resulta no umedecimento das baixadas, na perenização de nascentes e córregos, contribuindo também para evitar o assoreamento dos ribeirões e dos rios.

Este programa visa garantir o suprimento de água, em quantidade e qualidade, para as populações do sudeste tocantinense, no período da estiagem, que vai de maio a setembro. A água retida serve para o consumo doméstico, para a agricultura e para pecuária e diminui os problemas de saúde, poluição e degradação.

Segundo Aníbal Pereira Roque, coordenador de Meio Ambiente do Ruraltins, o Projeto Barraginhas é feito com respeito e responsabilidade ambiental, com foco no desenvolvimento sustentável. Além disso, possui um cunho social, pois busca resgatar a cidadania e a dignidade das comunidades em que são construídas as barraginhas.

O problema da seca

No ano passado, 16 municípios da região Sudeste foram afetados com a seca, atingindo cerca de 30 mil pessoas. Conceição do Tocantins, inclusive, decretou estado de emergência. O problema trouxe prejuízos financeiros aos produtores da região, que superaram 10 milhões, além de fome e sede aos agricultores. Quase 13 mil moradores da zona rural foram castigados.

Para minimizar as conseqüências desse período, em abril deste ano, o governo do Estado, por meio do Ruraltins, implantou 50 cisternas rurais. Como a doação aos agricultores familiares e escolas rurais foi feita no final do período chuvoso, atualmente, elas não funcionam com a capacidade total, mas já servem para armazenar a água distribuída pelos caminhões-pipa.

As cisternas armazenam 8.000 litros, o que é suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas durante quatro meses. Sua vida útil é de 8 anos ou mais, a depender dos cuidados. "Captando a água das chuvas, seja com cisternas ou barraginhas, o Ruraltins se consolida como aliado do homem do campo seja para aumentar sua renda ou melhorar as suas condições de vida", pontua Sebastião Pelizari Junior, presidente do instituto.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Ruraltins