Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O município de Arraias estará sediando, entre os dias 20 e 23 de novembro, IV Encontro Estadual de Capoeira do Sudeste do Tocantins. O evento, uma realização da Associação Cultural Chapada dos Negros, visa reunir os principais grupos da região e de outras cidades do Estado.

A Associação Cultural Chapada dos Negros foi uma das ONGs vencedoras do Prêmio Itaú-Unicef 2007, com o projeto que busca o resgate e a valorização da cultura do histórico município, com pouco mais de 15 mil habitantes, que além dos traços arqueológicos, das casas colonias e dos quilombos, é predominante negro, através de manifestações culturais como a capoeira.

A capoeira foi reconhecida e registrada como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituro do Patrimônio Histórico Nacional - IPHAN, em julho deste ano. O registro além da valorização dessa importante manifestação cultural afro-descendente e do reconhecimento dos mestres de capoeira é um instrumento legal que assegura a preservação do patrimônio cultural imaterial no Brasil.

 

Fonte: Fundação Cultura