Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância se reúne nos dias 6 a 7 de novembro, das 8 às 18h, na sala de reuniões da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, com os prefeitos eleitos dos 20 municípios que farão parte da Agenda Criança Amazônia no Tocantins.

A Agenda prevê ações para minimizar os indicadores negativos relativos a crianças e adolescentes do Estado, com foco em cinco direitos fundamentais: sobreviver, se desenvolver, aprender, proteção contra o HIV/Aids e crescer sem violência. Segundo Ida Pietricovsky, oficial de comunicação do Unicef, a intenção da reunião é repassar informações e tirar dúvidas a respeito da elaboração da Agenda.

O compromisso do Governo do Estado com a Agenda Criança Amazônia foi firmado no mês de junho, com a assinatura do Termo de Cooperação com o Unicef, na presença dos municípios participantes, o qual formaliza o compromisso em continuar desenvolvendo políticas de proteção e promoção das 497 mil crianças e adolescentes do Estado.

A intenção, segundo a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, é integrar a Agenda ao Programa Pioneiros Mirins, que atende mais de 42 mil famílias nos 139 municípios tocantinenses.

Os municípios integrantes são: Lajeado, Araguanã, Miranorte, Darcinópolis, Brejinho de Nazaré, Caseara, Fortaleza do Tabocão, Jaú, Monte do Carmo, Lizarda, Arraias, Pindorama, Piraquê, Porto Nacional, Pugmil, Santa Fé do Araguaia, Centenário, Talismã, São Bento e Tupiratins.

Fonte: Secom